Depois de algum tempo morando juntos e com a correria inevitável do dia a dia (trabalhos, afazeres do lar, filhos, pagamento de contas etc.), é bastante comum que a rotina se instaure e a vida sexual do casal acabe sendo prejudicada. Com tanto tempo de convivência e a mudança de foco nas prioridades, fica mesmo difícil inovar na relação e manter ainda aquela “velha chama da paixão acesa” de outros carnavais.
Só que isso não precisa ser necessariamente assim. É possível resgatar o prazer da conquista e descobrir novas formas de administrar o seu desejo pela pessoa que convive com você. Para evitar que o sexo pareça ser sempre a mesma coisa e aquele momento mais íntimo volte a ser mais orgânico e não algo feito “quando dá” ou apenas no “piloto automático”, listamos aqui 10 ações que podem ajudá-la a apimentar a relação.
10 dicas práticas que ajudam a redefinir o seu conceito de sedução e prazer:
1. Invista na sua autoestima
Não há nada mais importante e afrodisíaco que uma autoestima elevada. Sentir-se bem consigo mesma lhe dá a segurança necessária para inovar em suas atitudes e motivá-la a seguir por novas experiências com quem faz parte da sua vida. Um relacionamento sexual saudável começa a partir do momento em que você exala segurança e amor próprio. Cuide-se, presenteie-se, permita-se e empodere-se para seduzir e ser seduzida. O seu prazer começa por aí!
2. Estimulem-se com frequência
O tesão é fundamental para a manutenção de qualquer relacionamento saudável. A excitação e a vontade de realização dos nossos desejos sexuais deve ser algo a ser continuamente estimulado. Procure se lembrar dos melhores momentos que passaram juntos, pense no que gerou o tesão naquele momento e reproduza isso no seu dia a dia. O uso de uma lingerie mais sexy ou transparente, um perfume ou uma loção corporal, um “esbarrão acidental” (onde os corpos se aproximam), uma massagem relaxante e até mesmo um simples toque de carinho com as mãos ou um beijo, despertam o interesse.
3. Façam uso do “sexting”
Com a rotina dos nossos afazeres no trabalho, nem sempre temos muito tempo para estimular o interesse do(a) parceiro(a) pessoalmente. Em muitos casos, esse encontro só ocorre à noite e, nesse horário, fica tudo mais difícil para se criar um clima que gere um interesse mútuo. Mas, há uma alternativa bem simples para isso: o “sexting”. Aqui o uso do seu celular pode ser uma boa estratégia para manter o seu tesão em dia. Uma mensagem de texto ou de áudio para ele/ela durante o dia pode ser uma excelente forma de estímulo (deixe a sua timidez de lado na hora de digitar ou falar). Uma conversa mais picante e até mesmo o envio de fotos ou vídeos sensuais podem ajudar a criar um clima para mais tarde.
4. Conversem sobre suas fantasias
Todo mundo tem uma fantasia sexual que gostaria que fosse realizada. Mas, é muito comum que esses desejos acabem sendo reprimidos por medo de serem mal interpretados pelo(a) parceiro(a). É preciso entender que a exploração das fantasias sexuais é fundamental para um bom relacionamento. Reprimir essas vontades não é uma forma saudável de lidar com a sexualidade. Separe um tempo para conversar sobre seus desejos mais íntimos. Além de ser excitante para você, é uma forma de saber o que excita o outro (toques, posições, lugares etc.). Antes de iniciarem a conversa, estabeleça algumas regras para não acontecerem cenas de ciúmes ou brigas desnecessárias. Deixe os preconceitos e os julgamentos de lado. Procure se excitar enquanto a outra pessoa está falando. Compartilhar fantasias de forma sincera pode ser um grande estímulo para a melhoria da relação.
5. Façam compras em sex shops
As sex shops apresentam cada vez mais uma variedade de acessórios e vestuários que podem apimentar o seu relacionamento. Se a timidez falar mais alto e fazer com que você não queira ir pessoalmente a uma loja, existe a opção de procurar por excelentes sex shops on-line para você ver com o(a) parceiro(a) e escolher alguns produtos para colocar em prática a sua fantasia sexual. Tudo vale a pena para deixar o sexo ainda mais prazeroso e confortável.
6. Inovem no vestuário e no seu visual
A embalagem precisa ser tão instigante quanto o seu conteúdo. Uma roupa bonita e sexy é essencial (junto com as roupas íntimas) para atrair o desejo de despir o outro. Visitem suas lojas preferidas e procurem por novas opções de vestuário. Usar uma roupa nova e diferente, mesmo dentro de casa, é uma forma de provocar a imaginação do(a) parceiro(a). Fujam da mesmice e evitem as roupas rasgadas ou desgastadas pelo tempo. Além disso, os cuidados com a aparência e o asseio também contam muito para o estímulo do desejo.
7. Assistam a filmes eróticos juntos
O mundo pornô apresenta uma série de opções para estimular a sua imaginação e o seu desejo sexual. Durante a exibição do filme escolhido, o casal pode investir nas preliminares, se tocar, fazer comentários picantes e até, caso se sintam estimulados a isso, imitar a cena exibida. Se o pornô não for do agrado de um dos dois, existem também filmes eróticos com cenas picantes (não sendo muito explícitos). A masturbação própria ou de forma conjunta pode ser um grande estimulante durante a exibição de um filme, por exemplo.
8. Usem o “roleplay”
A atuação (ou “roleplay”) é uma prática utilizada para se criar um clima de sedução e estímulo sexual entre os casais. A ideia aqui é transformar o momento a dois em uma situação nova e prazerosa, como se fosse um teatro levado muito a sério. Definam personagens, situações e cenários para que a “cena do casal” atenda a fantasia a ser realizada. Esse é só um incremento para a vida sexual de vocês e pode ser alternado (com uma iluminação mais intimista, trilha sonora, pétalas de rosas, massagens estimulantes, um bom vinho ou espumante entre outras coisas) de acordo com a disponibilidade e o desejo dos dois.
9. Explore o seu corpo e suas peculiaridades
Essa é uma dica extremamente valiosa para mulheres que passaram por uma gravidez. O corpo feminino sofre grandes mudanças nesse período e, mesmo após o parto, as cicatrizes e marcas ficam. Isso pode mexer com a autoestima feminina, trazendo inseguranças e medos que antes não existiam. Crie momentos de intimidade com o(a) parceiro(a) e explore todos os sentidos do seu corpo e o dele para criar um elo de aproximação e maior intimidade. Pode ser um banho relaxante, uma sessão de massagem ou simplesmente um momento a dois antes de dormir.
10. Procurem ajuda psicológica
A falta de intimidade ou diálogo e o excesso de vergonha podem ser uma dura realidade para a maioria dos casais. Isso faz com que a relação esfrie, o sexo seja deixado de lado e as brigas aumentem em proporção com o passar do tempo. Caso isso esteja acontecendo com vocês, a ajuda de um(a) psicólogo(a) ou um(a) sexólogo(a) se faz necessária.
Não existe uma fórmula mágica para resolver ou apimentar uma relação que caiu na rotina e não traz mais satisfação. O que todo casal deve procurar fazer é evitar a acomodação e investir na ampliação da sua cumplicidade e intimidade. O sexo é uma parte importante da vida e traz inúmeros benefícios à saúde.