Pessoas tóxicas têm um comportamento que gera sentimentos negativos ou emoções desagradáveis nos outros. Embora existam muitos tipos de pessoas tóxicas, geralmente elas não evoluíram emocionalmente, são inseguras, egoístas e pouco independentes. Além disso, tendem a interagir de forma a esgotar, estressar e/ou deprimir as pessoas ao seu redor.
Mas quais são as características de uma pessoa tóxica? Nem sempre é fácil detectar esse tipo de pessoa, mas uma forma de tentar fazer isso é identificando certos sinais para limitar sua exposição a ela ou até mesmo cortar relações para se proteger.
Conheça agora 10 tipos de pessoas tóxicas.
1 – Arrogante e egocêntrica
Como regra geral, as principais características dessas pessoas é a arrogância e o egocentrismo ou narcisismo. Assim, costumam falar muito de si mesmas e do que lhes acontece, e redirecionam o assunto para elas novamente quando muda para outro membro do grupo. Além disso, se sentem superiores aos outros.
2 – Vitimização
Para pessoas tóxicas, seus problemas sempre serão os mais importantes e quando houver um motivo de conflito, elas se posicionarão como vítimas para culpar os outros. Também costumam dramatizar as situações em que se vêem envolvidas para saírem ilesas.
3 – Controladoras
Para esconder sua insegurança, pessoas tóxicas demonstram que tem total conhecimento sobre qualquer questão, e sabem fazer qualquer coisa melhor do que os outros. Outra característica importante é que falam muito e escutam pouco.
4 – Invejosas
Invejosas e ciumentas, as pessoas tóxicas não suportam o sucesso dos outros. Por isso, dificilmente se sentem felizes com as coisas boas que acontecem a certos amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Isso porque desejam o melhor apenas para si mesmas.
5 – Mentirosas
Seja por hábito ou para esconder algo que as constrange, as pessoas tóxicas sempre mentirão sobre alguns aspectos importantes de suas vidas. Geralmente, essa característica costuma estar ligada à vaidade, já que são incapazes de se enxergar como imperfeitos. Além disso, mentem e fazem intrigas em relação a outras pessoas.
6 – Negativas
Elas reclamam constantemente de tudo e de todos e vivem irritadas, ressentidas e desconfiadas. O discurso negativo prevalece neste tipo de pessoas. Tudo dará errado em todas as situações que surgirem e elas sempre verão a pior solução para qualquer problema que tenham.
7 – Gananciosas
A ganância é um elemento importante da personalidade de pessoas tóxicas. Querer sempre mais é uma característica cultural que nos guia, e isso pode ser bom até certo ponto. No entanto, se torna tóxico quando o desejo de ter mais do que os outros se transforma numa obsessão.
8 – Julgam com facilidade
Julgar ações e comportamentos de pessoas ao seu redor, além de agredir verbalmente e tentar humilhar e prejudicar a autoestima delas são atitudes comuns de pessoas tóxicas. Elas criticam constantemente e tiram conclusões de forma gratuita e nem sempre com motivos.
9 – Fofoqueiras
Muitas pessoas tóxicas fazem comentários que podem ser prejudiciais para os outros, embora sempre se escondam por trás de sua aparente sinceridade. Na verdade, elas escondem a falta de empatia, mas negarão se forem acusados disso.
10 – Mau caráter
Manipuladoras, essas pessoas enganam quem for preciso para alcançar seus propósitos. Assim recorrem à chantagem e ao medo, não são íntegras e nem mesmo honestas. São capazes de trair, corromper, espalhar boatos e fazer qualquer coisa para conseguirem o que querem.
Conclusão
Por fim, é importante saber reconhecer pessoas tóxicas para proteger sua saúde mental e estabelecer limites. Se você se encontrar em um relacionamento tóxico, pode ser necessário considerar o distanciamento ou buscar ajuda profissional para lidar com a situação de maneira adequada, pois isso pode ter um impacto prejudicial no seu bem-estar emocional.