No momento, você está visualizando 8 mitos sobre emagrecimento que você deve esquecer para sempre

8 mitos sobre emagrecimento que você deve esquecer para sempre

  • Categoria do post:Boa Forma

Emagrecer parece ser o sonho de 9 entre 10 mulheres. Uma pesquisa recente do IBOPE revelou que 40% das mulheres afirmam fazer dieta constantemente e 34% delas dizem praticar exercícios regularmente. Muitas vezes, o sonho do corpo perfeito nos leva a acreditar em qualquer nova informação capaz de abreviar essa conquista. Cuidado para não perder o seu tempo ou, pior ainda, fazer sacrifícios que não signifiquem nada na luta contra a balança. Hoje vamos listar os 8 principais mitos sobre emagrecimento e revelar porque eles não têm fundamento.

1º MITO: A saída é comer menos e se exercitar mais

Essa ideia é totalmente errada. Na verdade, comer menos e se exercitar mais é uma boa maneira de emagrecer rapidamente, e ganhar tudo de volta em pouquíssimo tempo. Além disso, ao usar essa fórmula no mínimo cruel, você ficará frustrada em pouquíssimo tempo e correrá o sério risco de desistir do seu objetivo. Definitivamente, a única mudança que resolve é a de mentalidade. Rever os hábitos alimentares, de preferência com a orientação de um nutricionista, ajudará você a eliminar os alimentos nocivos e reduzir calorias durante as refeições. Essa decisão, aliada a uma rotina constante de exercícios, é a forma inteligente de emagrecer e melhorar a saúde.

2º MITO: – Todas as gorduras nos fazem ganhar peso

Nem todas! Algumas gorduras são muito benéficas à saúde e até auxiliam na perda de peso. São exemplo disso as gorduras insaturadas, capazes de elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. Encontradas nos frutos do mar, oleaginosas, abacate, castanhas, sementes, e azeite de oliva extra virgem, elas são ricas em ômega 3 e ômega 9, ajudando a reduzir os riscos de inflamações, dores e até o câncer. As gorduras proibidas são as saturadas, com exceção do incrível óleo de coco, que reduz o colesterol LDL, tem vitamina E, estimula a tireoide e tem ação antioxidante. Além disso, o óleo de coco é termogênico, colaborando para o processo de emagrecimento. Algo que sempre deve ser considerado é o contexto da dieta. Vários estudos científicos já comprovaram que dietas com alta ingestão de gordura e baixo teor de carboidratos são eficazes para o emagrecimento. Ao contrário, se as gorduras forem associadas a carboidratos em excesso e a alimentos processados, elas certamente irão colaborar para o ganho de peso, mas nunca isoladamente.

3º MITO: Evitar as frutas ajuda a emagrecer

Não é uma boa decisão. As frutas contêm frutose – um açúcar usado com frequência para adoçar produtos industrializados, como sucos e geleias, por isso, elas são frequentemente associadas à obesidade. Isso, no entanto, não justifica a retirada das frutas de sua dieta, já que elas são ricas em vitaminas e minerais que colaboram para evitar as inflamações causadas pelo excesso de açúcar e de gordura corporal. Mais uma vez, o que vale é o bom senso e o equilíbrio. As cascas e o bagaço das frutas são ricos em fibras, auxiliando a digestão e aumentando a sensação de saciedade, o que significa que você precisa ingerir frutas em muito menos quantidade do que o próprio suco da fruta para reduzir a fome. A quantidade de frutose ingerida em um único copo de suco natural é altamente superior à de uma fruta inteira. Então, basta abandonar a preguiça e trocar o suco pela fruta.

4º MITO: Carboidratos sempre engordam

Nem sempre. Desde que se consuma carboidratos de baixo índice glicêmico, em quantidade reduzida e associados a outros grupos de alimentos para garantir um equilíbrio na dieta, eles não provocarão o ganho de peso.
Os carboidratos naturais e integrais como batata doce, feijão preto, lentilha, milho, aveia, castanhas e iogurtes naturais são altamente nutritivos e saudáveis, e devem estar presentes na alimentação. O mais importante é sempre gastar mais calorias do que se consome. Por isso, é fundamental adotar a atividade física como rotina. Ao contrário dos carboidratos naturais, a ingestão de carboidratos refinados como pão, biscoitos e macarrão de farinha branca, açúcar e seus derivados não só engorda como é nociva à saúde.

5º MITO: Comer à noite engorda

Isso é mito. Embora o metabolismo à noite seja mais lento, isso não quer dizer que se você jantar vai engordar. Ao contrário, quando se elimina a refeição noturna, o cérebro entende que o organismo está passando por privação, deixando o metabolismo mais lento, gastando menos energia e fazendo com que os nutrientes ingeridos sejam utilizados para o armazenamento de gordura. Emagrecer depende principalmente do equilíbrio entre a ingestão de comida saudável e uma rotina consistente de atividades físicas. O que importa não é o horário da refeição, e sim o que você come, o quanto você come e a quantidade de exercício que você faz durante o dia, tendo como foco queimar mais calorias do que ingeriu.

6º MITO: Certos alimentos queimam gorduras

Essa afirmação é totalmente mentirosa, portanto fuja dessa cilada! Definitivamente não existem alimentos capazes de queimar gorduras já instaladas no seu corpo. A boa notícia é que alimentos muito fibrosos e de baixa densidade calórica podem ter suas próprias calorias anuladas durante o processo de digestão e absorção de seus nutrientes. Em tese, esses alimentos não acrescentam calorias extras ao seu organismo. Mas até isso pode variar muito de pessoa para pessoa.

7º MITO: Dietas com baixas calorias são as melhores

Não é verdade. Quanto menos calorias você ingere, mais necessidade o seu organismo terá de reduzir o metabolismo basal. Isso porque devido à redução drástica de energia, ele entra em estado de alerta e passa a estocar calorias, o que desacelera o emagrecimento. O ideal é alternar dietas mais agressivas, por um prazo curto, com dietas equilibradas, ricas em fibras, com horários regulares e intervalos curtos entre as refeições, estas por períodos mais prolongados, e sempre acompanhadas de exercícios físicos.

8º MITO: Refrigerante diet ajuda a queimar calorias

Esse é o pior mito de todos! É muito comum usar o refrigerante diet como escudo para sabotar a dieta. O primeiro ponto a esclarecer é que ele não contém açúcar, mas isso não significa que não contenha calorias. Basta observar a tabela nutricional do produto. Se você deseja realmente emagrecer e se manter saudável, retire todos os tipos de refrigerantes da sua dieta. Refrigerantes diet são capazes de aumentar o apetite, especialmente para doces. Além disso, todos eles, diet ou não, são desprovidos de nutrientes que justifiquem sua ingestão, e ainda contém excesso de fósforo, que rouba o cálcio dos ossos, ajudando a causar osteopenia, um perigo ainda maior para as mulheres na fase da menopausa.

Revelamos nesse post os principais mitos relacionados ao emagrecimento. O mais importante ao tentar emagrecer é ter em mente que a saúde deve sempre ficar em primeiro lugar. Com bom senso, equilíbrio e perseverança você certamente alcançará seus objetivos. Quer saber como ter uma dieta saudável com foco nos treinos? Clique aqui!