You are currently viewing Aprenda a diferença entre os tipos de Whey Protein: concentrado, hidrolisado e isolado

Aprenda a diferença entre os tipos de Whey Protein: concentrado, hidrolisado e isolado

  • Post category:Boa Forma

Depois de malhar, para ajudar na recuperação das fibras musculares, o Whey Protein é a melhor solução. Você já teve ter ficado em dúvida diante de diferentes tipos de Whey Protein disponíveis no mercado. Como se trata de sua nutrição, é importante saber qual é a melhor opção para a sua dieta. 

Há 3 tipos de Whey Protein em pó: o isolado que contém mais proteína, o hidrolisado que é o mais rápido absorvível e o concentrado que contém mais calorias. Cada um é processado de forma diferente e seu conteúdo nutricional varia.

O que é Whey Protein?

Whey Protein (proteína de soro de leite) é uma das duas proteínas encontradas no leite de vaca. Whey é um líquido denso em nutrientes, quase translúcido, composto de todos os nove aminoácidos essenciais (os blocos de construção das proteínas), vitaminas e minerais. O soro líquido é filtrado e seco para fazer o pó de Whey Protein.

Uma vez processado, o soro do leite é dividido em duas formas:

Concentrado: normalmente é composto por cerca de 80% de proteína.

Isolado: normalmente compreende cerca de 90% de proteína, sendo o mais puro.

Em geral, o Whey Protein é considerado mais benéfico que outros tipos de suplementos para aumentar a produção de novas proteínas nos músculos.

Isolado

O isolado passa por processamento e purificação adicionais, reduzindo carboidratos e gorduras, a fim de aumentar o teor de proteína. Portanto, o isolado tem um teor de proteína maior do que o concentrado, o que aumenta a velocidade de absorção.

Hidrolisado

O Whey Protein hidrolisado tem uma produção complexa. Algumas das ligações amino são quebradas pela exposição das proteínas ao calor, ácidos ou enzimas.

A vantagem é que é absorvido mais rapidamente no estômago. Isso acontece devido à hidrolisação, que quase atua como um processo de pré-digestão, o que significa uma taxa de recuperação mais rápida para seus músculos.

No entanto, o hidrolisado não contém todos os benefícios que o concentrado pode oferecer. Além disso, o hidrolisado geralmente tem um alto preço e gosto ruim.

Concentrado

Geralmente é mais barato e mais fácil de encontrar por algumas boas razões. Por passar por menos processos, em relação a outros pós-protéicos, o concentrado contém macro e micronutrientes naturais derivados do processo de fabricação. 

É também a forma de suplemento mais densa em calorias, contendo gordura, lactose, carboidratos e minerais. Além disso, possui benefícios nutricionais que vão além de uma melhor recuperação muscular. Em comparação aos outros dois tipos, a absorção é a mais lenta.