You are currently viewing Como a Inteligência Artificial afeta a vida profissional das mulheres

Como a Inteligência Artificial afeta a vida profissional das mulheres

Hoje, já podemos observar como as tecnologias mais modernas, como a Inteligência Artificial (IA) impactam significativamente nas diversas profissões e se tornam ferramentas importantes na redução das disparidades de gênero que ainda ocorrem no mercado de trabalho.

A Unesco lançou no Brasil a versão em português do relatório “Os efeitos da IA na vida profissional das mulheres”. O documento havia sido publicado, em 2022, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que examina os efeitos da utilização da Inteligência Artificial na carreira profissional e nos ambientes de trabalho das mulheres.

Este relatório considera como a IA pode afetar a mão de obra feminina, suas oportunidades no mercado de trabalho, mecanismos de busca de emprego, treinamento, qualificação e possibilidades de crescimento profissional. Ele destaca dois temas centrais: entrar na força de trabalho e mudar os requisitos da qualificação.

O trabalho feminino no mercado tecnológico

Mundialmente, estudos mostram que as mulheres na força de trabalho recebem menos, ocupam menos cargos de alto escalão e participam menos das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Os sistemas de intermediação de mão de obra até podem se tornar muito mais eficientes com a utilização de tecnologias como a Inteligência Artificial. Atualmente, já existem sistemas públicos e privados que usam a IA como forma de garantir mecanismos de “matching” menos enviesados, ou seja, menos discriminatórios em relação à força de trabalho feminina.

À medida em que as mulheres não são encorajadas a seguir carreiras relacionadas à tecnologia e às ciências exatas, fatores como a automação e a Inteligência Artificial as afetam de maneira desproporcional no mercado de trabalho. A automação de certos trabalhos tradicionalmente ocupados por mulheres, afetou bastante a sua participação nos últimos anos e, de acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, as mulheres representam hoje apenas 22% dos profissionais de IA (esses dados revelam uma diferença 3 vezes maior do que observada em outras indústrias).

IA: Mudando os requisitos da qualificação profissional

O fato é que as mulheres precisam estar preparadas para fazer parte dessa transformação, já que algumas tecnologias podem automatizar várias tarefas de trabalhadoras, principalmente as rotineiras e mais repetitivas. Estudos apontam que aproximadamente 26 milhões de vagas hoje ocupadas por mulheres, em 30 países, enfrentam um alto risco de desaparecer nos próximos 20 anos em função dos avanços tecnológicos. Para conquistar a igualdade de gênero no local de trabalho, será preciso entender o impacto dessas tendências sobre a vida das mulheres.

Pesquisadores do BID estão trabalhando atualmente para mapear o equilíbrio geral dos efeitos da tecnologia de IA no mercado de trabalho, já que essa tecnologia que cresce progressivamente é uma realidade e um fator inegável a ser considerado como parte do fortalecimento da economia digital. Por isso, adquirir habilidades para essas ocupações novas e emergentes será vital para o oferecimento de mais empregos de qualidade, onde as mulheres sejam uma parte fundamental desse processo.

O que o futuro da IA nos reserva?

Atualmente, as mulheres ainda estão sub-representadas em áreas em que o emprego está crescendo, como a engenharia e as tecnologias de informação. Mais do que nunca, precisamos é necessário superar as barreiras que impedem a ascensão feminina nessas áreas (é preciso mais investimentos em capacitação e oportunidade de empregos para as mulheres).  

Em uma época em que as habilidades humanas são cada vez mais necessárias e complementares à tecnologia, o mundo não pode se privar do talento das mulheres em setores nos quais a mão de obra é deficiente justamente por não acompanhar a velocidade da evolução da IA. Precisamos de mais mulheres na vanguarda do design e desenvolvimento de IA (com políticas públicas e privadas que incentivem a participação feminina nesse mercado cada vez mais potente).

A automação tornou ainda mais urgente a intensificação de esforços para igualar as condições entre homens e mulheres no mercado de trabalho, para que todos tenhamos oportunidades iguais e possamos nos beneficiar desse novo mundo onde a tecnologia da IA abre novas e infinitas possibilidades.