You are currently viewing Como o frio do inverno pode ajudar no emagrecimento

Como o frio do inverno pode ajudar no emagrecimento

  • Post category:Boa Forma

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, tentamos emagrecer. Dependendo da época do ano, pode exigir mais esforço. No inverno, diminui a vontade de sair para uma caminhada ou de frequentar a academia. Para piorar, nas baixas temperaturas as pessoas optam por alimentos mais calóricos e em maior quantidade. 

Sem dúvida, o clima do inverno é mais uma desculpa para o sedentarismo, o que leva ao ganho de peso. A boa notícia é que o frio ajuda a perder peso, por isso você pode aproveitar as baixas temperaturas para entrar em forma.

Nosso corpo possui diferentes tipos de células de gordura. Tem aquelas que se acumulam para armazenar energia e outras cuja função é eliminar as reservas de energia. Tem ainda aquelas responsáveis ​​pela manutenção da temperatura corporal e produção de calor.

Estima-se que a maioria da energia consumida pelo corpo humano seja dedicada exclusivamente à manutenção da temperatura corporal. Essa porcentagem varia de acordo com a época do ano.

O que acontece com o corpo no inverno

No inverno, nosso corpo libera um mecanismo termogênico que queima a gordura para manter o corpo aquecido, o que, por sua vez, contribui para a perda de peso. Portanto, ocorre um maior gasto energético durante a exposição ao frio porque o corpo é forçado a gastar energia extra.

Um dos principais erros que muitos cometem no inverno é deixar de lado o consumo de certos alimentos, como frutas e legumes, e substituí-los por carboidratos como arroz, batata e macarrão. Tanto as frutas quanto os legumes e verduras devem fazer parte do nosso cardápio diário.

Exercitar-se no frio ajuda a perder peso

Praticar esporte em baixas temperaturas promove uma maior queima de calorias e gordura armazenada devido ao esforço que o corpo deve fazer para se aquecer. O treinamento nessas condições também tem impacto no aumento do desempenho físico. Assim a perda de peso é acelerada.

Portanto, praticar esportes ao ar livre durante o inverno pode ser mais benéfico em termos de emagrecimento do que na primavera ou no verão. Além disso, aumenta a resistência cardíaca, capacidade pulmonar e circulação sanguínea. Também reforça o sistema imunológico e reduz as chances de contrair gripe.

Dicas para emagrecer no inverno

– Anote tudo o que você come e a quantidade de calorias consumidas em cada refeição como uma estratégia de perda de peso.

– Durma bem: um bom descanso ajuda o corpo a desempenhar suas funções adequadamente.

– Substitua os alimentos fritos por alimentos assados e com menos gordura.

– Beba bastante água, pelo menos dois litros por dia.

Conclusão

O frio moderado é um aliado para a perda de peso, sempre priorizando um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada. Como em todas as recomendações nutricionais, não se trata de não comer, mas sim de controlar a quantidade, modificar o modo de cozimento e fazer atividade física, pelo menos 2 ou 3 vezes por semana durante 30 minutos.