Você não precisa contratar um maquiador para acertar no contorno e obter uma aparência de maquiagem profissional. O contorno é uma técnica para esculpir e adicionar dimensão ao rosto usando maquiagem um pouco mais escura ou mais clara do que a cor real da sua pele.
Ao contrário da base e do corretivo do dia a dia, que normalmente queremos usar do mesmo tom da nossa pele, o contorno e o iluminador tem tudo a ver com criar um efeito de sombra e luz para mudar os traços. Algumas possibilidades são: afinar o nariz, diminuir a testa e até mesmo levantar as maçãs do rosto.
O que você precisa para fazer um contorno perfeito?
Você não precisa de um kit especial de contorno para conseguir isso: você pode usar dois tons de corretivo ou base, iluminador ou até sombra para contornar! Apenas certifique-se de que os produtos de maquiagem que você está usando tenham a mesma textura e que você tenha os pincéis de maquiagem certos à mão.
É importante lembrar que o contorno deve melhorar o formato natural do rosto, mas o resultado final será diferente para cada pessoa, pois tudo depende da estrutura óssea de cada um. Talvez você pense que fazer esse make é complicado, mas com algumas dicas simples você arrasará no visual. Confira!
1 – Prepare o rosto
Lave o rosto e aplique hidratante para evitar que a maquiagem se acumule em torno de qualquer linha facial. O primer é opcional, ele atua para ficar melhor o make. Então uniformize a pele com um pouco de base e/ou corretivo em tons que correspondam ao tom natural da sua pele, cobrindo quaisquer manchas.
2 – Sombra
A maneira mais fácil de aplicar o contorno é pegar um tom mais escuro e usá-lo para criar uma sombra embaixo das maçãs do rosto. A dica é chupar as bochechas e aplicar o produto ao longo das cavidades, seguindo a forma natural do maxilar e das têmporas.
Dependendo do formato do seu rosto e características faciais, você pode colocar a sombra ao longo dos lados do nariz; em forma de “3” que segue a linha do cabelo, abaixo da maçã do rosto e linha da mandíbula; ou em forma de triângulo invertido emoldurando suas bochechas.
Brinque com diferentes linhas, esculpindo seu rosto com sombras até encontrar o visual que funciona melhor para você.
3 – Destaque
Aplique o tom mais claro ou um marcador nas áreas do rosto que refletem a luz naturalmente: testa, ponta do nariz, parte superior das maçãs do rosto, arco do cupido e ao redor dos olhos e da sobrancelha. Use corretivo um pouco mais claro que o tom da sua pele, iluminador ou uma sombra cintilante (não brilhante).
4 – Aplicando o blush
Aplicar blush nas maçãs do rosto é opcional, esse recurso não influencia na aparência de contorno, mas pode ajudar sua maquiagem a parecer mais natural, atuando como uma ponte entre a sombra e as áreas de destaque.
5 – A mistura é fundamental
Como você está trabalhando com tons que não combinam com seu tom de pele, a mistura é especialmente importante. Usando um pincel grande e fofo, pincel de esfumar ou esponja de maquiagem, misture suas sombras e aplique em sua pele até que as linhas que você criou pareçam mais naturais.
6 – Defina
Para um acabamento impecável, aplique pó de fixação ou spray.