A exposição excessiva ao sol pode causar danos ao cabelo, como queimá-lo, alterar sua textura e torná-lo mais quebradiço, desidratando-o e fazendo com que perca a cor. Por isso, é importante manter uma série de cuidados com os cabelos durante o verão.
A exposição à radiação ultravioleta favorece o estresse oxidativo e, portanto, o envelhecimento precoce dos fios. Isso porque ocorre uma leve descoloração química que deixa os cabelos mais secos e menos luminosos.
Esses danos serão acentuados quando os cabelos são expostos a substâncias como o cloro da piscina, o sal e a areia do mar. Esses elementos tornam os cabelos mais frágeis e quebradiços. A seguir, conheça alguns cuidados essenciais que você deve ter com os cabelos nos meses mais quentes do ano.
Tratamento intensivo
A deterioração dos fios pode ser combatida com diferentes tipos de tratamentos intensivos que devem ser realizados uma vez por semana. Por exemplo, usando produtos compostos de queratina e aminoácidos é possível recuperar a maciez e a vitalidade do cabelo.
Os tratamentos de hidratação e nutrição também proporcionam a reidratação lipídica necessária para os fios brilharem. Quando o produto contém ativos nutritivos ricos em ácidos graxos, vitaminas e minerais, o cabelo recupera seu aspecto natural, saudável e elástico.
Use ampolas capilares
Para quem vai dar muitos mergulhos no mar neste verão ou se divertir na piscina, os danos capilares serão inevitáveis. A dica é usar ampolas com vitaminas e minerais nos cabelos para que a recuperação dos fios seja mais rápida, nutrindo o cabelo desde a raiz e estimulando a microcirculação sanguínea. As ampolas agem em todos os níveis do fio, do córtex até as pontas.
Use produtos com proteção solar
Outra forma de cuidar do cabelo no verão é protegê-lo dos raios do sol usando produtos com ação fotoprotetora compostos filtros solares UVA e UVB. Esses cosméticos geralmente são formulados em spray e possuem alto poder de proteção e hidratação.
Reduza o uso de fontes de calor
O uso constante de secador de cabelo e chapinha pode danificar os cabelos, portanto, o ideal é reduzir a frequência de uso e sempre usar produtos com proteção térmica antes de realizar esses procedimentos. Esse tipo de produto possui componentes que vão selar a cutícula do fio para minimizar o efeito de altas temperaturas.
Além disso, lavar os cabelos com água quente não é indicado, pois com o tempo pode levar ao ressecamento dos fios. Também não é recomendado pentear os cabelos molhados e fazer penteados muito apertados porque pode torná-los quebradiços.
Corte as pontas
As pontas dos cabelos são áreas que tendem a ser danificadas com mais facilidade, por isso um leve corte é fundamental a cada oito semanas. Isso estimula o crescimento dos fios, tornando-os mais fortes.