Você já se assustou ao sair do chuveiro e ver um grande número de fios de cabelo soltos no ralo? Saiba que é normal perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia, mas se você encontrar fios espalhados pela casa, no travesseiro ou na escova de cabelo, pode ser um sinal de que você está começando a perder mais cabelo do que o normal.
Uma variedade de problemas pode fazer com que você perca um grande volume de fios de cabelo, desde seus genes e produção de certos hormônios até problemas como estresse, uma dieta pobre ou infecções que afetam o couro cabeludo. Esses problemas podem afetar seu ciclo natural de crescimento do cabelo.
A boa notícia é que existem muitas medidas que você pode tomar para prevenir a queda de cabelo ou impedir que piore e assim promover o crescimento saudável dos fios. A seguir, algumas dicas.
Priorize uma alimentação saudável
Seu cabelo é composto de filamentos de proteína chamados queratina, então tente manter uma alimentação rica em fontes de proteínas saudáveis, como aves e peixes. Além da proteína, uma variedade de outros nutrientes, vitaminas e minerais desempenham papéis importantes para ajudar a manter um bom nível de densidade capilar.
Por exemplo: ferro, zinco, vitaminas C e E, bem como biotina – uma forma de vitamina B7 que geralmente é baixa em pessoas com certas formas de perda temporária de cabelo. Comer uma quantidade saudável desses nutrientes pode fornecer aos folículos capilares as vitaminas necessárias para funcionar adequadamente e diminuir o risco de lidar com muitas formas comuns de perda de cabelo.
Experimente suplementos ou vitaminas para prevenir a queda de cabelo
Se você acha difícil comer de forma saudável ou não tem tempo para preparar sua própria comida, adicionar um suplemento alimentar à sua rotina pode fazer com que você atinja sua ingestão diária recomendada de nutrientes. Algumas vitaminas, como a vitamina D ajuda a reduzir o risco de ter que lidar com afinamento ou queda excessiva de cabelo por deficiências nutricionais.
Procure maneiras de aliviar o estresse
O estresse é um gatilho comum para a queda de cabelo que geralmente é caracterizada por afinamento difuso em todo o couro cabeludo. Se você costuma se sentir estressado, reserve um momento para pensar nas coisas que desencadeiam o estresse em sua vida e tente relaxar. Técnicas de relaxamento como ioga, meditação e exercícios de respiração são excelentes maneiras de aliviar o estresse.
Mantenha seu cabelo e couro cabeludo limpos
Se você está lutando contra a perda de cabelo, é mais provável que perceba um aumento de fios soltos depois do banho. Saiba que lavar o cabelo não causa queda. Na verdade, manter o cabelo e o couro cabeludo limpos é útil para evitar que mais fios caiam, prevenindo doenças comuns da pele, como a dermatite seborreica.
Procure ajuda médica
A perda de cabelo é em grande parte uma condição que se desenvolve gradualmente, então, quando você percebe, provavelmente já está acontecendo há algum tempo. Como não há uma causa única para a queda de cabelo, é importante conversar com seu médico.
A maioria dos tipos de perda de cabelo pode ser diagnosticada com um exame físico. Identificar o seu problema específico é um passo importante, pois o método mais eficaz para tratar a perda de cabelo pode variar de acordo com o tipo de condição que você tem.
Uma vez que você tenha uma melhor compreensão dos fatores que estão afetando seu cabelo, você pode considerar as opções de tratamento. Procurar ajuda rapidamente é importante, porque quanto mais cedo você começar a tratar a queda de cabelo, é mais provável que você consiga evitar que ela piore.