Passar por uma traição que deu fim a uma relação que você considerava sólida e de extrema confiança nunca é uma experiência fácil e, quando ela acontece, diversos sentimentos passam pela nossa mente: vem o sentimento de culpa ou de que falhamos em algum momento com a outra pessoa.
Dessa forma, às vezes, acabamos nos inferiorizando ao nos compararmos com a terceira pessoa envolvida, fazendo com que logo apareçam sintomas de baixa autoestima e nos sintamos profundamente feridas quanto ao nosso amor próprio.
Mas, apesar da infidelidade deixar marcas, é possível sim superá-la e seguir em frente. Neste artigo, apresentamos para você algumas dicas valiosas para você recuperar a sua autoestima após uma traição.
Como a traição pode prejudicar a autoestima?
Geralmente, quem é traído acaba sentindo um grande impacto em seu próprio senso de valor. É como se não nos sentíssemos boas o suficiente e, por isso, a outra pessoa tenha escolhido se envolver com uma outra. Esse tipo de raciocínio destrutivo acontece quando nós colocamos o nosso valor nas mãos do próximo.
É bastante comum que os homens, para justificar a sua infidelidade, afirmem que suas parceiras não gostam de certas práticas sexuais e que, por isso, são levados a procurar satisfação fora da relação. Uma justificativa que é claramente machista e injusta com suas parceiras. Às vezes, nessas situações, algumas mulheres passam então a julgar a si mesmas como pouco atraentes ou mesmo incorretas na sua relação (o que é um erro), gerando assim um complexo de inferioridade.
Na verdade, a traição diz muito mais sobre o próximo do que sobre nós mesmas.
Como recuperar a sua autoestima após uma traição?
A ferida causada por um ato de traição demora um tempo para cicatrizar, pois a pessoa traída passa pelas 5 fases do luto que são, na seguinte ordem: negação, raiva, barganha/negociação, depressão e aceitação. Independente dos motivos que levaram à traição, uma coisa é certa: após passarmos por essa experiência, é fundamental nutrirmos a nossa autoestima. Veja, a seguir, como podemos fazer isso:
1. Viva o luto:
Caso a sua relação tenha terminado devido à uma traição, viva integralmente o rompimento. É natural que você fique triste, magoada, com raiva do outro e de você mesma, chore bastante ou se sinta desanimada por dias. É preciso mesmo que passemos por esse conjunto de sentimentos para encerramos definitivamente esse ciclo. Aproveite esse tempo necessário para fazer uma reflexão profunda e redescobrir a sua individualidade.
2. Reorganize a sua rotina:
Após esse período de luto, invista o seu tempo nas coisas que você deixou de fazer quando estava com a outra pessoa. Coloque-se novamente como protagonista da sua própria vida. Busque tudo aquilo que lhe agrade, como por exemplo: caminhar pela praia ou em um parque, procurar a companhia de amigos, viajar para conhecer novos lugares, enfim, (re)descobrir ou retomar hábitos que você sempre curtiu e seu parceiro não. Coloque o foco em si mesma.
3. Cuide da sua aparência:
Tão importante quanto retomar a sua autoestima interior são os cuidados com a sua aparência externa. É terapêutico investir em um novo corte de cabelo, uma roupa nova ou mesmo passar a frequentar uma academia. O autocuidado com o próprio corpo, ajuda no processo da sua recuperação em relação ao trauma sofrido com a infidelidade e valoriza a sua identidade. Esse é um momento de mudança, de seguir em frente e partir para novas vivências.
4. Conte com uma rede de apoio:
Outra dica importante é cultivar uma rede de apoio que pode envolver tanto suas amigas quanto seus familiares. Procure sair, se divertir e ver o mundo. É preciso que você procure sair com pessoas que você ama e a amem (deixando-a que se sinta confortável) até que você se acostume com a ausência da pessoa que a traiu. Aos poucos, você verá que a pessoa mais importante da sua vida é você mesma. E a vida continua!
5. Realize um autoconhecimento:
Buscar uma terapia com um especialista pode ser uma excelente ajuda também nessa fase, mas não é algo obrigatório. Podemos nos conhecer melhor através de momentos de meditação, autoanálise e até mesmo em uma conversa com uma amiga mais próxima. O importante é que você realize um processo de autoconhecimento para voltar a enxergar a sua essência, as suas qualidades e o que lhe atrai para seguir adiante. Isso para que você esteja pronta para receber o que a vida tem a lhe oferecer.
6. Pratique a indiferença:
Pode não ser fácil, no começo, tentar não manter contato ou saber como está a vida da pessoa que cometeu a infidelidade com você. Mas, é preciso que você reúna forças para ignorar que a pessoa existe. Evite as redes sociais dele, informações de terceiros sobre sua vida ou qualquer outra coisa que diga respeito ao outro. A distância e a indiferença ajudam muito durante o seu processo de superação.
7. Permita-se a receber afeto novamente:
Pode levar tempo, demorar semanas ou meses. Cada processo é muito particular. O momento ideal para se permitir a embarcar em novos relacionamentos (mesmo que sejam casuais) é aquele em que você se sentir autossuficiente, com a certeza de que não precisa de um parceiro para nada. Lembre-se de preservar a sua individualidade acima de tudo até que você se sinta preparada para trazer uma nova pessoa para o seu dia a dia. Novas pessoas trazem novas experiências e novos aprendizados.
Passar por uma infidelidade pode parecer o fim do mundo, mas não é. Procure seguir essas dicas para resgatar a sua autoestima e traga a felicidade de volta à sua vida!