You are currently viewing Egito é seguro para mulheres?

Egito é seguro para mulheres?

  • Post category:Viagem

O Egito é um destino cobiçado por muitos viajantes. Com uma história emblemática, as famosas pirâmides e outros locais icônicos, esse país atrai milhares de turistas todos os anos. No entanto, com os relatos de assédio sexual e terrorismo no Egito, muitas mulheres têm medo de visitar a região.

Aqui está o que você precisa saber sobre a segurança no Egito para as mulheres.

O terrorismo no Egito

É importante saber que atos terroristas geralmente ocorrem no deserto da península do norte do Sinai, uma região isolada e a quilômetros de distância da população civil e dos turistas. Em geral, o confronto é entre a polícia e facções do exército. Portanto, não é comum ocorrerem ataques terroristas em pontos turísticos do Egito, hotéis ou outras áreas onde se concentram um grande número de visitantes.

Golpes, furtos e roubos

Embora seja importante destacar que a maioria dos egípcios são acolhedores e gentis, existem pessoas que aplicam golpes em turistas em torno de pontos turísticos, como as pirâmides. Por exemplo, alguns homens que oferecem passeios de camelo, no final de um percurso curto, podem aumentar o preço acertado inicialmente.

Por outro lado, roubos e furtos no Egito são raros. Mas se algo mais grave acontecer, denuncie imediatamente à polícia turística, pois é seu trabalho garantir que os turistas estejam seguros.

Como se locomover

Se você é uma mulher viajando sozinha para o Egito, pode ter dúvidas sobre como se locomover com segurança. Sem dúvida, aventurar-se no transporte público pode ser assustador. Saiba que um modo barato e confiável de se locomover na capital Cairo, é o metrô. Nele há cabines exclusivas para mulheres. 

Porém, o metrô não para em todos os lugares que os turistas desejam visitar. Por exemplo, você não pode chegar às pirâmides do Egito ou ao Aeroporto Internacional do Cairo apenas de metrô. É aí que entram outras opções como os táxis e aplicativos de transporte.

Assédio sexual

De fato, o assédio sexual no Egito é uma realidade. Então, o que você deve fazer se isso acontecer? A dica é ignorar! Algum homem na rua pode dizer a você, em árabe ou inglês, um elogio inapropriado ou algo sexualmente sugestivo. Eles normalmente desistem quando você ignora ou diz “não”. Mas, caso se sinta ameaçada, entre em uma loja ou restaurante e peça ajuda. A maioria dos egípcios ajudará de bom grado.

Aqui estão algumas dicas para mulheres que desejam viajar para o Egito:

– Esteja ciente das normas culturais do país. Você deve usar peças de roupas que não sejam reveladoras, até mesmo no verão. Leve um lenço na bolsa para cobrir a cabeça caso entre em locais religiosos, como mesquitas. 

– Não tenha medo de dizer não. Além disso, nunca sinta que precisa parar e conversar para ser educada. Lojistas, donos de restaurantes e vendedores em locais turísticos disputarão sua atenção com frequência. Portanto, dizer “não, obrigado” enquanto você continua caminhando é o suficiente se você não estiver interessada.