O empoderamento feminino está em alta e presente em todos os setores da sociedade contemporânea. Nos últimos anos, o mercado vem percebendo um rápido crescimento de negócios voltados para as mulheres em resposta à sua ascensão no mercado de trabalho e o aumento da sua influência como consumidora ativa.
Hoje, muitas organizações dedicam o seu desenvolvimento de produtos e serviços diretamente para esse público, expandindo a sua visão empresarial e estratégias de mercado para além das pautas sobre diversidade, inclusão e respeito, atendendo as mulheres tanto em suas demandas de consumo, como suas necessidades de saúde e bem-estar (mesclando tecnologia com funcionalidade).
É pensando nesse poderoso nicho de negócios que surgem as Femtechs.
O que são as Femtechs e como surgiram?
A partir do momento em que o público feminino começou a demonstrar suas preferências dentro do mercado e buscar por soluções que facilitavam ainda mais o seu dia a dia (em casa, no trabalho e no lazer), começaram a surgir oportunidades para que empresas e um grande número de novas empreendedoras se aventurassem e mostrassem a sua capacidade de criar também negócios lucrativos voltados exclusivamente para o público feminino.
É nesse novo contexto que surgiram as Femtechs, empresas ou startups que procuram (por meio de tecnologia) resolver problemas relativos ao universo feminino ou facilitar o dia a dia das mulheres. Esses empreendimentos já vêm demonstrando que existe uma forte demanda e um grande potencial de investimento nessa área, com a criação de vários aplicativos de celular, gadgets de inteligência artificial, sistemas e plataformas virtuais entre as muitas opções disponibilizadas.
Entretanto, para ser considerada uma Femtech não basta que uma empresa produza algo voltado para as mulheres. É necessário que algumas premissas importantes sejam observadas, como: oferecer um maior controle para as mulheres sobre suas vidas e sua saúde, diminuir tabus relativos ao universo feminino e utilizar a ciência/tecnologia para diagnosticar e tratar doenças de forma mais ágil.
Qual o impacto das Femtechs no empoderamento feminino?
Conforme uma pesquisa da Forbes, desde 2015 as Femtechs já receberam mais de 1 bilhão de dólares em investimentos (valores bem expressivos para um mercado tão competitivo como é o da tecnologia). E ainda existe uma previsão para a próxima década de investimentos na ordem de mais de 50 bilhões de dólares no mercado das startups.
Essas são algumas das razões para empresas e novas empreendedoras ficarem de olho nesse mercado que cada vez mais ocupa importantes espações de divulgação na mídia tradicional e no meio digital. É uma expressiva fatia de público (bem exigente por sinal) que precisa ser ouvido, conquistado e fidelizado.
Campanhas publicitárias alinhadas com os desejos de consumo e questões relativas ao universo feminino são produzidas em larga escala e fazem bastante sucesso junto a esse público, marcando presença nas mídias, nas redes sociais, nas páginas de influencers femininas, nos sites de empresas e até no que se refere às políticas públicas (onde órgãos governamentais investem dinheiro nas Femtechs voltadas para atender a saúde da mulher) no Brasil e no exterior.
Quais as áreas de atuação das Femtechs?
Hoje, várias Femtechs bem-sucedidas já entendem que alguns nichos do universo feminino podem ser amplamente explorados com grande eficiência. O foco é elaborar produtos e serviços que tragam melhorias para suas vidas. Veja aqui alguns exemplos:
– Área da Saúde
Testes de gravidez biodegradável, coletores menstruais, aplicativos de controle de ciclo menstrual e aparelhos que possibilitam a identificação de lesões no colo do útero são exemplos da atuação de Femtechs no segmento da saúde (onde ajudam a aumentar o controle da mulher sobre o próprio corpo).
– Gestação e Maternidade
A maternidade e a menstruação são questões que competem única e exclusivamente ao universo feminino. Dessa forma, é um segmento que pode ser muito bem trabalhado pelas Femtechs. Bons exemplos são as plataformas e os aplicativos utilizados pelas mulheres para compartilhar experiências e cuidados sobre a gestação e os primeiros anos de vida das crianças.
Qual o futuro das Femtechs?
Podemos dizer que o mercado das Femtechs está apenas no seu estágio inicial e que mais inovações ainda estão por vir e que irão melhorar significativamente a qualidade de vida das mulheres.
Hoje, cada vez mais as consumidoras desejam comprar de marcas com as quais se identificam e que tenham um propósito alinhado com as suas expectativas de empoderamento. E as Femtechs têm um papel relevante não só na entrega de valor (por meio de produtos e serviços), mas também mobilizador.
A presença de mulheres que criam e gerenciam novos negócios voltados ao universo feminino é um passo importante para a consolidação da sua participação ativa no mercado como gestoras. A ideia é fortalecer ainda mais esse empreendedorismo, a liderança e a liberdade econômica feminina.