No momento, você está visualizando Qual a importância do sono na saúde mental?

Qual a importância do sono na saúde mental?

  • Categoria do post:Saúde Mental

O sono é um processo vital que muitas pessoas não valorizam porque pensam que é uma perda de tempo, porém, biologicamente fomos projetados para passar quase metade de nossas vidas dormindo.

O sono permite que o corpo funcione bem para a realização de nossas atividades diárias, portanto, é essencial para o nosso bem-estar. Alem disso, é extremamente importante para a saúde mental.

3 Fatores para um descanso de qualidade 

Continuidade do sono: o tempo que dormimos ininterruptamente.

Sono profundo: fase do sono em que as ondas cerebrais são mais amplas e a frequência respiratória é mais lenta.

Fase REM: fase em que o cérebro está mais ativo e os sonhos acontecem.

Por que dormir mal afeta a saúde mental?

Atualmente, existem diversos estudos que mostram como os distúrbios do sono afetam a saúde mental, influenciando tanto nos distúrbios alimentares quanto nos de personalidade. Estima-se que a maioria das pessoas com doenças psiquiátricas, como a depressão, tem problemas crônicos de sono.

Não ter bons hábitos de sono afeta diretamente a saúde de vários órgãos do corpo. Quando a pessoa dorme, os músculos são os primeiros a relaxarem para o corpo realizar seu devido processo de descanso e recuperação.

Neste momento, o cérebro aproveita para recuperar sua energia e regenerar o sistema neurológico e metabólico, o que por sua vez se traduz numa melhor qualidade de vida a nível mental e físico. Uma pessoa que dorme bem tem melhores relacionamentos pessoais, emocionais e sociais.

Dormir bem relaxa o corpo e, com isso, facilita a produção natural de serotonina, substância responsável ​​por neutralizar os efeitos negativos gerados pelo estresse. Isso ajuda a aumentar a sensação de bem-estar, tornando a pessoa emocionalmente mais forte em qualquer circunstância da vida.

Benefícios de dormir bem

Ter bons hábitos de sono permitirá que seu cérebro faça as conexões neurais necessárias todas as noites, reduzindo assim as chances de você ter perda de memória, por exemplo.

Dormir bem também permitirá que você realize certas funções motoras sem dificuldade, como praticar esportes, estudar, trabalhar e outras atividades do seu dia a dia para as quais você precisa ter uma boa reserva de energia.

O coração é outro dos órgãos que se beneficia de uma boa noite de sono. A perda de sono prejudica a pressão arterial e os níveis mais elevados de raciocínio, resolução de problemas e atenção aos detalhes.

Quando você está sonolento, não dá o seu melhor. Dormir bem ajuda você a pensar com mais clareza, ter melhores reflexos e se concentrar no que está fazendo. Pessoas cansadas tendem a ser menos produtivas no trabalho. A falta de sono também influencia o humor, o que pode afetar a forma como interagimos com outras pessoas.

Conclusão

Embora as necessidades pessoais variem, em média, um adulto precisa de 7 a 8 horas de sono por noite. Os bebês geralmente dormem cerca de 16 horas por dia. As crianças pequenas precisam de cerca de 10 horas de sono, enquanto os adolescentes precisam de pelo menos 9 horas.