No momento, você está visualizando Qual a relação entre vida emocional e emagrecimento?

Qual a relação entre vida emocional e emagrecimento?

  • Categoria do post:Saúde Mental

Se você já tentou fazer diferentes dietas para emagrecer, mas não conseguiu atingir sua meta de peso, talvez o problema seja emocional. A perda de peso é uma batalha difícil para qualquer pessoa, mas quem lida com questões emocionais pode ter ainda mais dificuldades.

Saiba que seu corpo e mente estão profundamente conectados. Certas coisas que acontecem em sua vida podem levar a fortes sentimentos de tristeza, estresse ou ansiedade, e isso pode atrapalhar seus esforços de emagrecimento. 

Essas barreiras emocionais aumentam o risco de obesidade. Portanto, é importante estar ciente de que os sentimentos desempenham um papel importante na perda, ganho e controle do peso. Por isso, procure manter sua saúde emocional.

Barreiras emocionais ao controle do peso

Todos nós encontramos maneiras diferentes de lidar com sentimentos ruins ou desconfortáveis. Algumas pessoas usam a comida quando nada mais funciona. Assim, comem demais, principalmente alimentos altamente calóricos como uma maneira de aliviar a tensão. 

O estresse e outros sentimentos negativos podem fazer você recorrer à comida como fonte de conforto. Assim como os grandes eventos da vida, como mudar de emprego, a morte de um ente querido ou se divorciar.

A alimentação exagerada pode até fazer você se sentir melhor a curto prazo, mas com o tempo, isso pode se tornar um grande problema, ainda mais se você estiver tentando controlar seu peso. Sem dúvida, comer para lidar com questões emocionais é uma das barreiras que impedem o emagrecimento.

Problemas emocionais que dificultam a perda de peso

Estresse: o estresse impacta diretamente no ganho de peso. Quando vivemos uma situação estressante, aumenta os níveis de cortisol, o que afeta a dieta, já que você passa a sentir vontade comer alimentos mais calóricos. 

Ansiedade: muitas vezes, a ansiedade também pode atrapalhar seu regime de alimentação saudável e até mesmo seus planos de treinamento físico. Isso porque leva você a comer de forma exagerada em períodos de extrema ansiedade.

Transtornos psicológicos: quem sofre de algum tipo de transtorno psicológico também tende a descontar suas angústias na comida. Essa condição deve ser controlada para não atrapalhar suas metas de perda de peso.

Mantenha uma boa saúde mental

Uma boa saúde emocional começa com a consciência de seus pensamentos e comportamentos. Aprender maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse e outros problemas é fundamental em sua jornada de emagrecimento.

Saiba que fazer pequenas mudanças em como você vive e pensa pode ter um impacto positivo em seu bem-estar mental. Uma equipe multidisciplinar composta não apenas de nutricionista, mas de psiquiatra e psicólogo pode ser útil neste processo. Procurar ajuda é um passo importante para superar as barreiras emocionais à perda de peso. 

Outra abordagem é mudar a maneira como você responde aos seus sentimentos angustiantes. Você pode colocar em prática estratégias para gerenciar o estresse e outros problemas emocionais da seguinte forma:

– Faça meditação ou massagens relaxantes.

– Saia mais vezes para caminhar ao ar livre.

– Dedique mais tempo a momento de lazer com a família ou amigos.

– Tenha um hobby que lhe traga satisfação pessoal.