No momento, você está visualizando Seguro Viagem: qual a sua importância para as mulheres?

Seguro Viagem: qual a sua importância para as mulheres?

  • Categoria do post:Viagem

O ano de 2023 já está chegando ao fim (como passa rápido, não?) e muitas mulheres já começam a se programar para as viagens de Natal, Réveillon e as férias de janeiro/fevereiro. Afinal, esse é o momento ideal para visitar amigos e familiares que moram distantes, além da oportunidade de conhecer novos lugares e novas culturas por aí.

Mas, para que nós possamos viajar com toda a tranquilidade, não basta termos as passagens e a hospedagem garantidas. É preciso também pensar na segurança e na melhor forma de lidar com os imprevistos da viagem, caso eles aconteçam. É aqui que entra o seguro viagem: um item essencial para ajudar você a evitar ou minimizar os prejuízos e garantir para o seu roteiro de viagem uma jornada tranquila (do embarque até a volta para casa).

Cresce a importância do seguro viagem para as mulheres

A conscientização das pessoas com relação à importância do seguro viagem tem aumentado cada vez mais, principalmente entre as mulheres. Em 2017, por exemplo, na pesquisa da Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi) foi apontado um aumento substancial na compra de seguro viagem no Brasil (22,62%), tendo uma efetiva predominância do sexo feminino quanto à sua aquisição.

Apesar da insegurança e os casos de violência contra a mulher, o número de turistas do sexo feminino vem aumentando significativamente com o passar dos anos. O aplicativo Voopter realizou uma pesquisa com 5 mil mulheres, onde 41,2% delas afirmaram viajar pelo menos uma vez ao ano; 35,3% viajam em torno de três vezes por ano e 15,4% fazem mais de quatro viagens por ano.

Conheça 5 motivos para você contratar o seu seguro viagem

1. Atendimento Médico

Essa é uma das despesas mais caras que você pode ter enquanto está viajando por aí. Como a maioria dos planos de saúde contratados possui apenas cobertura regional, mesmo se descolando nacionalmente, é bem difícil ser atendida sem precisar arcar com custos extras.

Em viagens internacionais, isso é ainda mais complicado, principalmente em países onde a moeda é mais valorizada que o real. Um atendimento de urgência em um hospital nos Estados Unidos, por exemplo, custa em média uns U$200 (com o dólar a R$5,23 – cotação de dezembro de 2022). Assim, você terá que desembolsar R$1.046 para receber algum cuidado médico. Além disso, a medicação receitada pelos hospitais costuma ser a segunda despesa mais cara durante as viagens internacionais.

Com o seguro viagem, a situação se desenvolve da seguinte forma: você arca com os custos da medicação, no momento da compra, solicita o comprovante de pagamento à farmácia e apresenta ao seguro, junto com a cópia do receituário, para que seja realizado o reembolso. Mas, vale ressaltar que existem duas situações em que os medicamentos não são cobertos pelos seguros: medicamentos não essenciais ou de uso contínuo. Por isso, se fizer uso de algum deles, o ideal é leva-los com você na mala.

2. Indenização para bagagem extraviada

Só quem já passou pela desagradável experiência de ter suas malas extraviadas ao desembarcar sabe a dor de cabeça que esse tipo de problema causa. Além de perder os seus itens essenciais para a viagem, como roupas, cuidados de beleza e sapatos, muitas de nós acabam perdendo itens de valor sentimental que não podem ser substituídos.

Com o seguro viagem, você conta com todo o auxílio necessário para que esse imprevisto não prejudique a sua experiência de viagem. Você pode acioná-lo também a danos na sua bagagem. Já em casos de extravio ou perda, o valor da indenização varia de acordo com a cobertura estabelecida no seu contrato.

3. Você pode alterar o seu vôo gratuitamente

Caso você precise alterar a data da passagem de volta para casa por motivos de força maior, o seguro viagem faz esse tipo de alteração sem precisar arcar com as multas e os custos extras das companhias aéreas. Além disso, o seguro ainda oferece assistência para pagar a sua hospedagem (dependendo do plano contratado). Em casos de acidentes ou doenças graves, também é possível incluir os custos de passagem e hospedagem para um acompanhante pelo tempo que o segurado precisar de auxílio (de acordo com o plano).

4. Você pode cancelar a sua viagem por motivos de doença grave ou morte

Muitas companhias aéreas, hotéis e pousadas não oferecem a opção de reembolso nesses casos, principalmente se o pacote tiver sido contratado de forma promocional. Assim, o cancelamento da sua viagem pode representar um sério prejuízo para você. O seguro viagem cobre as taxas e as multas de cancelamento de passagens, hospedagens e serviços reservados pelo segurado depois da emissão do seguro, caso o cancelamento seja solicitado em caso de doença grave ou morte do segurado ou morte de parente de primeiro grau (e o acionamento pode ser feito até a data da sua viagem).

5. Translado médico ou regresso sanitário

Caso sofra um acidente ou tenha algum problema médico que faça você voltar ao seu país de origem, o seguro viagem pode providenciar o seu translado com as despesas pagas (verifique o plano contratado).

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as vantagens de fazer o seu seguro viagem e se resguardar dos inúmeros imprevistos que podem atrapalhar o seu momento de lazer, fique bem atenta na hora de escolher o tipo de cobertura que mais se adequa às suas necessidades.

Leve em consideração o destino, a duração da sua viagem, o roteiro escolhido e a idade dos viajantes que estarão com você. E lembre-se: o seguro viagem é exigido para entrar em alguns países da área de Schengen. Faça uma boa pesquisa com bastante antecedência, escolha o seu seguro e boa viagem!