No momento, você está visualizando Serial Daters: como identificar e lidar com eles

Serial Daters: como identificar e lidar com eles

A cada primeiro encontro que marcamos com alguém que achamos interessante em um desses apps de relacionamento (Tinder, Facebook Dating, Hapnn entre outros), vem o frio na barriga, o coração começa a bater mais forte, pensamos no que iremos dizer e passamos a cultivar uma ansiedade quase juvenil sobre como tudo acontecerá. Escolhemos o local, a data certa, a melhor roupa e nos preparamos para iniciar um relacionamento (quem sabe) bem típico daquelas comédias românticas americanas que vemos na tv ou no escurinho de uma sala de cinema qualquer.

Aí finalmente chega o dia, vem o flerte durante a conversa, a troca de olhares e sorrisos, o toque nas mãos e o primeiro beijo acontece. A partir daí, vem a transa no segundo, terceiro ou no quarto encontro (não necessariamente nessa ordem) e aquele que você julgou que fosse compartilhar de alguns dos melhores novos momentos da sua vida passa a não responder mais suas mensagens com a mesma frequência, não há mais muito assunto sobre o que se falar no celular até que o mesmo desaparece de vez. Quem já não passou por essas situações alguma vez na vida ou quem não tem passado por essas situações várias e várias vezes?

Pode ser que você tenha escolhido alguém que faz desses encontros casuais um estilo de vida, os famosos “serial daters” (os “namoradores em série”).

Uma modalidade de relação muito comum nos aplicativos de paquera

O “serial dater” é aquele indivíduo que vive da adrenalina do flerte, do encontro casual e que não se interessa em aprofundar suas relações. Apenas querem se divertir e terem alguém para passar algumas horas do seu dia. Alguns deles nem percebem que estão vivendo esse costume por relações rasas e que nunca irão chegar a lugar algum, levando com frequência a decepções recorrentes junto às suas parceiras que estão em busca de ter um relacionamento mais sério e duradouro.

A verdade é que, após o tão aguardado primeiro encontro (quando aparentemente tudo dá certo: o papo, os interesses em comum, o beijo, a transa entre outras coisas), a fase inicial do encantamento precisa cair na realidade da vida de ambos. Trabalho, filhos, ex-companheiros, família e a rotina normal do dia a dia de cada um. É quando o relacionamento precisa se tornar mais profundo e as necessidades reais dos dois vem à tona. Seus desejos, suas angústias, suas rotinas, seus padrões de demandas e expectativas.

As relações não são perfeitas e a vida nos impõe caminhos que nem sempre atenderão tudo o que desejamos para nós. E o mesmo acontece com esses indivíduos que conhecemos e pretendemos compartilhar a nossa realidade. Cada pessoa traz dentro de si uma história de vida, um sentimento e a consequência de suas escolhas. Por isso, quando você entra em um aplicativo de relacionamento, precisa estar preparada para o que você vai encontrar por lá. Mas, como identificar um “serial dater” nesse mar de opções de nomes, fotos de perfil e possibilidades?

Sinais perceptíveis se você está com um “serial dater”

Em primeiro lugar, é preciso dizer que existem sim alguns sinais relativamente fáceis de se identificar em um encontro com um “serial dater”. Geralmente, eles se recusam em discorrer sobre assuntos mais profundos e relevantes de suas vidas (como relações passadas, atuais ou conversas sobre compromissos). Além disso, existem outros fatores a considerar:

– O primeiro encontro pode ser apenas casual

Sim, todo primeiro encontro pode ser casual. Apesar de já terem se “conhecido” um pouco pelo aplicativo de relacionamento, a hora da verdade acontece presencialmente. Olho no olho, na conversa, no toque e até surgir o primeiro beijo ou não. Aí entram a química dos dois, o desejo e tudo o que vier a partir daí através do seu consentimento. A questão é que o “serial dater” só deseja ter isso e pode ser que você não. A questão a ser colocada na mesa é que todos os primeiros encontros são naturalmente casuais.

– Química, física ou o que ambos desejarem

Todo “serial dater” deseja ter toda a intimidade com você da forma mais rápida possível. Eles amam o contato físico e farão de tudo para impressioná-la o bastante para conseguir o seu intento. Desde o momento em que se encontrarem e sentarem para conversar, o interesse é conquistá-la para um beijo e o que mais você estiver disposta a oferecer. Se ele a pressionar por um beijo antes mesmo de conversarem, algo já pode definitivamente estar acontecendo. A atração que pode ocorrer é natural, mas parte exclusivamente de você colocar os limites ou não em seu primeiro encontro.

– Nada além de palavras rasas e lugares reservados

O “serial dater” não deseja conhecê-la com mais profundidade. Também não quer que você colha maiores detalhes sobre a sua vida e sua intimidade. Tudo o que ele busca é a sensação da conquista, do flerte, da sedução e a obtenção de algo que seja passageiro. Portanto, não espere muito mais do que conversas triviais, beijos e um contato mais físico (se você permitir). Geralmente, escolhem até se encontrar com você em lugares onde terão a melhor chance de não encontrar alguém conhecido. Pode ser que tudo não passe além dos primeiros encontros. Para eles, o relacionamento não irá adiante e serão apenas casuais.

Características principais de um “serial dater”

– Os encontros são curtos e deixam de existir sem qualquer razão aparente (da mesma forma que entram em um relacionamento, saem após um breve período de tempo);

– Querem ter uma relação superficial e física o mais rápido possível;

– Durante a conversa, seus olhos se perdem facilmente para dar atenção ao que está a sua volta e não se concentram em você;

– Ficam entediados facilmente e mudam logo de assunto (principalmente se for algo mais profundo e relevante);

– Não prestam muita atenção ao que você está falando e sim aos seus detalhes físicos;

– São encantadores e prestativos até conseguirem o que desejam ter de você.

Quando uma relação que parece promissora se transforma em nada

Hoje em dia, com a facilidade de acesso a esses aplicativos de relacionamento, esses encontros em série são muito mais comuns do que você pode imaginar. Você não é a única pessoa com quem eles podem se encontrar. Às vezes, isso ocorre com outras mulheres também ao mesmo tempo. Sim, o “serial dater” pode estar conversando com várias outras candidatas ao encontro pelo aplicativo. Essa “caça” e expectativa por novos encontros faz parte do seu ritual de conquista e do seu momento atual (até que um dia acabe ou não).

Por isso, não se preocupe se encontrar um “serial dater” pela frente e ficar decepcionada se tudo não ocorrer da forma como você espera. Muitas vezes não se trata de você. É muito mais sobre ele não ser a pessoa que ideal para estar ao seu lado como companheiro (se deseja ter uma relação mais duradoura).

Respire fundo, siga com a sua vida e não desista de procurar alguém que seja compatível para o seu “match” de vida. Basta saber que antes de procurar a sua felicidade no outro, encontre-a dentro de você em primeiro lugar. Esse encontro com você mesma não tem erro.