Você já reparou quantas são as protagonistas femininas que fazem parte da biblioteca do seu console de jogos preferido? Apesar desse universo ainda ser dominado amplamente por personagens masculinos, a verdade é que as personagens femininas estão ganhando cada vez mais espaço na indústria dos games com histórias fortes e arrebatadoras de empoderamento junto ao coração de milhares de geeks espalhados pelo mundo.
É por essa razão que preparamos uma lista especial para você, amante dos games, com 5 títulos que que prestam tributo às mulheres mais poderosas, complexas e incríveis dos videogames:
1. Aloy (“Horizon Zero Down” – PS4 e PS5)
A protagonista de “Horizon Zero Down” reúne todas as características mencionadas acima. Aloy é forte, curiosa, determinada e demonstra uma evolução que vale a pena acompanhar ao longo do game. Rejeitada pela tribo matriarcal a qual pertencia e carregando um senso de justiça, a nossa guerreira icônica não desiste de descobrir sua origem e buscar uma salvação para aquele universo pós-apocalíptico dominado por máquinas.
2. Ellie (“The Last of Us” – PS3, PS4, PS5 e, em breve, para PC)
Ellie é uma das personagens mais marcantes da história dos videogames e sua jornada é uma das mais bem sucedidas da produtora Naughty Dog (responsável também pela ótima série de jogos “Uncharted”). Com sua primeira aparição em “The Last of Us”, em 2013, a garota ganhou uma participação cada vez mais marcante e relevante para a história do jogo que já ganhou um segundo capítulo “The Last of Us II”. Ellie é uma jovem que vive num mundo pós-pandêmico como a única pessoa imune à infecção que devastou quase toda a humanidade (o sucesso do jogo já lhe rendeu prêmios e também uma ótima série na HBO).
3. Chloe Frazer e Nadine Ross (“Uncharted: The Lost Legacy” – PS4, PS5 e PC)
Já que mencionamos acima a série de jogos “Uncharted” (a sua franquia é repleta de personagens femininas marcantes), não podíamos deixar de falar em “Uncharted: The Lost Legacy”, lançado em 2017, em que Chloe e Nadine têm o seu momento de destaque e mostram suas habilidades. Chloe é a personagem jogável do game, junto com Nadine (uma das vilãs em “A Thief’s End”). Essa edição é uma expansão parecida com uma DLC, mas que não requer o jogo base para ser jogada. O objetivo aqui é preencher as lacunas da história que foram deixadas pelo jogo anterior (tudo recheado com grandes doses de aventura, ação e adrenalina que fizeram a merecida fama da série).
4. Jill Valentine (“Resident Evil” – PS1, PS2, PS3, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC)
Como não citar uma das mais emblemáticas personagens dos jogos estilo “survival horror” de todos os tempos? Jill Valentine surgiu como uma das agentes do grupo especial S.T.A.R.S (uma unidade da polícia de Raccoon City). Ela estreou na franquia ao lado de seu irmão Chris Redfield, no primeiro jogo em 1996 (ainda era o PS1), tornando-se um ícone feminino dos videogames. Tudo começa quando, durante uma investigação de assassinatos na cidade, encontram uma mansão no meio da mata, onde localizam em seu subsolo um laboratório que servia de fachada para a poderosa Umbrella Inc. (empresa farmacêutica que faz pesquisas e criações ilegais envolvendo armas biológicas). A partir daí, a história vai tomando ares de horror quando descobrem que um acidente ocorreu em suas instalações subterrâneas e um grande risco de contágio pode tomar conta de toda a cidade. A personagem participa em vários capítulos dessa saga (que já rendeu filmes, animações e séries para a tv), como “Resident Evil 2, 3 e 5″ (além de “Revelations” e outras participações ao longo da franquia).
5. Lara Croft (“Tomb Rider” – PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PC)
É a principal referência e representante para todas as outras personagens femininas empoderadas que listamos até agora. Isso porque Lara Croft surgiu em 1996 como o primeiro jogo de sucesso lançado para o PlayStation 1, PC e Sega Saturn. A personagem retratada como uma exploradora arqueológica de personalidade forte logo encantou os milhares de jogadores dos consoles com suas habilidades e carisma para enfrentar armadilhas, vilões e até situações sobrenaturais em suas várias expedições pelo mundo. Com o passar dos anos e após incríveis histórias, a personagem foi ficando mais madura e ganhou uma espécie de reboot (tanto nos games, quanto nas telas dos cinemas). O seu sucesso lhe rendeu ainda duas edições: “Rise of The Tomb Rider”, em 2015, e “Shadow of The Tomb Rider”, em 2018.
Depois de ver essa lista repleta de mulheres emblemáticas e poderosas, dá até vontade de jogar essas histórias com todas elas! Se não jogou ainda, pegue o seu joystick e divirta-se!