Muitas mães experimentam choro, irritabilidade, mudanças de humor e momentos de tristeza pós-parto. Ter um filho é uma grande mudança na vida. Você pode ter acabado de voltar para casa após o parto e agora está se sentindo desconfortável e vulnerável, se perguntando se isso é normal. Na verdade, essa condição é conhecida como baby blues e é normal!
Os sintomas geralmente ocorrem dentro de um a três dias após o nascimento do bebê. Eles podem ir e vir todos os dias, mas geralmente desaparecem por conta própria sem tratamento.
Os sintomas mais comuns do baby blues incluem:
– Irritabilidade
– Choro inexplicável
– Ansiedade
– Impaciência
– Dormir mal
– Solidão
– Preocupação excessiva
– Sentimento de infelicidade
Entretanto, alguns sintomas nem sempre são típicos do baby blues, eles também são sinais de depressão pós-parto. Então, como as novas mães podem saber a diferença e quando devem procurar ajuda de um médico?
Como diferenciar entre baby blues e depressão pós-parto
Determinar a diferença entre baby blues e depressão pós-parto pode ser difícil, mas por meio de alguns fatores é possível distinguir os dois. Com o baby blues é mais provável que as mães experimentem “montanhas-russas” de emoções e flutuações de humor. Entre os episódios de choro, elas provavelmente terão momentos de alegria e normalidade. É provável também que falem que seus momentos de tristeza surgem do nada.
No entanto, na depressão pós-parto, as mães geralmente relatam que sua tristeza, ansiedade, perda de interesse em atividades normais ou choro são contínuos. Por exemplo, elas podem se sentirem irritadas a maior parte do tempo ou sofrer de distúrbios do sono todas as noites.
Mas o maior fator de distinção entre baby blues e depressão pós-parto é o comportamento. Baby blues normalmente não impede a mãe de cuidar de si mesma ou de seu bebê. Por outro lado, na depressão pós-parto, cuidar de si mesma pode parecer impossível.
Saiba diferenciar os sinais
Os sinais de baby blues e depressão pós-parto costumam ser semelhantes. No entanto, os especialistas procuram três fatores para diferenciá-los: início, gravidade e duração.
Início: O baby blues geralmente começa nas primeiras semanas após o nascimento do bebê. Com a depressão pós-parto, não é tão claro. Os sintomas podem começar mais tarde, ou até mesmo durante a gravidez.
Gravidade: Embora a depressão pós-parto varie em gravidade, ela tende a apresentar sintomas mais sérios. No baby blues, as mães podem oscilar entre sentir-se bem e experimentar momentos de tristeza, mas geralmente não é tão grave.
Duração: Finalmente, quanto tempo duram os sintomas é uma grande pista para determinar se o quadro é de baby blues ou de depressão pós-parto. Baby blues normalmente não dura mais de 2 a 3 semanas. Já a depressão pós-parto pode durar meses ou até anos.
Quando procurar tratamento
Às vezes, as mães hesitam em buscar apoio. Mas, se os sintomas durarem mais de 2 a 3 semanas, fale com o seu médico. Caso os sintomas sejam graves, você não precisa esperar por esse período de tempo. O baby blues se resolve em duas semanas, mas muitos desses casos podem se transformar em depressão pós-parto, por isso é importante entender as diferenças entre os dois e quando procurar tratamento.