No momento, você está visualizando Câncer de mama: é importante cuidar da sua saúde mental!

Câncer de mama: é importante cuidar da sua saúde mental!

  • Categoria do post:Saúde Mental

Para as mulheres, receber um diagnóstico de câncer de mama é devastador. Isso pode virar o mundo de uma pessoa de cabeça para baixo e, junto com os sintomas físicos, podem surgir sintomas psíquicos como depressão e ansiedade. Portanto, é fundamental cuidar da saúde mental durante o tratamento do câncer.

É importante procurar maneiras de se sentir bem por dentro e por fora. Para isso, algumas opções são: medicamentos prescritos, psicoterapia, acupuntura, massagem, meditação, técnicas de relaxamento, entre outros.

Se você ou alguém próximo está enfrentando o câncer de mama, e ao mesmo tempo sentimentos de medo, ansiedade, raiva e tristeza, saiba que é possível se sentir melhor durante todo o tratamento, basta procurar ajuda especializada.

Os efeitos colaterais do tratamento podem afetar seu humor

O tratamento do câncer de mama pode trazer efeitos colaterais como insônia, alterações de memória e de humor. As mudanças nos níveis hormonais podem influenciar as emoções. Algumas mulheres se culpam enquanto outras sentem que estão sendo punidas.

Além disso, é comum surgirem questionamentos sobre a vida, a doença e a morte. O impacto da quimioterapia e imunoterapia geram mal-estar, mudando a rotina e refletindo na autoestima e no relacionamento com o cônjuge, filhos e demais familiares. 

Os efeitos colaterais podem continuar após a cura, já que pode surgir o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), trazendo de volta as emoções que ocorreram no diagnóstico ou durante o tratamento. O medo da volta do câncer também é comum e esperado, mas existem maneiras de aliviar esses sentimentos.

Dicas de autocuidado 

Aceite suas emoções: Não ignore os sinais de estresse e depressão. Fale sobre seus medos com um profissional de saúde mental, amigo de confiança ou outras mulheres que venceram o câncer.

Seja gentil consigo mesma: As mudanças no corpo como a queda de cabelo e o emagrecimento podem fazer com que a mulher se sinta feia. Porém, não seja tão dura com você mesmo e lembre-se que essa condição é temporária.  A meditação e técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir esses sentimentos negativos.

Mantenha um estilo de vida saudável: É importante praticar exercícios físicos, dormir bem e manter uma alimentação saudável. Realizar atividades que ocupem seu tempo também é uma forma de aliviar os sintomas emocionais que surgem durante o tratamento do câncer.

Tratamento para a saúde mental

Existem várias opções disponíveis para as mulheres que procuram melhorar sua saúde mental durante o tratamento ou recuperação do câncer de mama. Os hospitais geralmente têm assistentes sociais e psicólogos com experiência em trabalhar com pacientes com câncer.

Não tenha vergonha de procurar ajuda para obter apoio. Conversar com um profissional especializado pode ajudar você a lidar com as ansiedades, preocupações e medos que estão interferindo em suas atividades diárias. 

Há também outras opções, como a terapia em grupo, que permite que os pacientes recebam apoio de outras pessoas que estão passando ou passaram por experiências semelhantes. Para muitas pessoas, uma combinação de tratamento individual e em grupo funciona melhor.