You are currently viewing Climatério X Menopausa: entenda as diferenças

Climatério X Menopausa: entenda as diferenças

Quando falamos em menopausa, climatério, pré-menopausa e pós-menopausa, a tendência é confundir todos esses termos sem realmente entender as diferenças entre eles. Embora muitas pessoas incluam tudo em “menopausa”, essa condição se refere apenas ao fim da menstruação. 

O período de 4 a 5 anos antes desse marco (pré-menopausa) e posteriormente (pós-menopausa) é o que chamamos de climatério, sendo consequência do declínio dos hormônios sexuais na mulher. Portanto, essa fase pode durar de 10 a 15 anos e marca a transição entre o estágio reprodutivo e não reprodutivo.

A menopausa

A menopausa é a idade em que ocorre a última menstruação espontânea e demora pelo menos 6 meses para ser considerada definitiva. Geralmente acontece entre 48 e 51 anos de idade.

A menopausa pode ser:

Prematura: falência ovariana antes dos 40 anos.

Precoce: quando ocorre antes dos 45 anos.

Tardia: se ocorrer depois dos 55 anos.

O climatério

De fato, muitas informações negativas vêem em mente quando pensamos em climatério. Talvez porque ouvimos falar de ondas de calor, distúrbios do sono, secura vaginal, alterações de humor, entre outros. Além disso, a perda da capacidade reprodutiva também não é algo fácil para a mulher. 

A partir dos 35 anos, o ovário é afetado pelo envelhecimento, assim aumenta a dificuldade da mulher engravidar. Isso tem repercussões no ciclo menstrual, razão pela qual se originam os primeiros desequilíbrios, resultando no climatério. 

Cada mulher vivencia isso de forma diferente, de acordo com sua formação, vivências, crenças e expectativas. Existem vários tratamentos possíveis para os diferentes sintomas que elas sentem durante esta fase. Hoje em dia, mais atenção é dada à melhoria da qualidade de vida. 

Fatores de risco para o climatério:

– Menopausa precoce.

– Vida sedentária.

– Consumo de álcool ou cafeína e o tabagismo.

– Períodos de amenorréia.

– Alguns medicamentos, como o uso prolongado de corticosteróides.

– Doenças da tireoide, artrite reumatoide e problemas que bloqueiam a absorção intestinal de cálcio.

– Dieta pobre em cálcio por períodos prolongados, especialmente durante a adolescência.

Principais sintomas do climatério: tontura, calor excessivo, dor de cabeça, taquicardia, mudanças emocionais, entre outros.

Dicas para a prevenção:

Mulheres com 40 anos ou mais devem receber orientações sobre como realizar mudanças no estilo de vida para reduzir os fatores de risco. Além disso, informações sobre as alterações físicas e emocionais que podem ocorrer nessa fase. Manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos para o condicionamento cardiovascular é a melhor maneira de prevenir as complicações do climatério. As terapias de reposição hormonal também podem ser úteis.