You are currently viewing Pilates – Solo ou Aparelho?

Pilates – Solo ou Aparelho?

Se você já praticou Pilates, certamente já se perguntou sobre as diferenças entre a prática de Pilates no solo e no aparelho. O Pilates engloba tanto exercícios de solo quanto exercícios com aparelhos, buscando os mesmos objetivos, porém, existem algumas diferenças entre eles.

Ao pensar em praticar Pilates com aparelhos ou sem eles, é preciso levar em conta que se trata de um treinamento intenso, pois o corpo constantemente é desafiado e se exercita contra a força da gravidade.

O Pilates é fortemente focado em melhorar o alinhamento postural, com exercícios projetados para melhorar a força da musculatura abdominal e glútea. Para isso, utiliza movimentos fluídos e exercícios de estabilização para melhorar a amplitude de movimento e mobilidade.

O que é Pilates?

Pilates é uma atividade física projetada para fortalecer o alinhamento e o equilíbrio do corpo por meio de movimentos controlados e padrões de respiração. Não importa o seu estilo de vida ou nível de condicionamento físico, existem vários exercícios e abordagens diferentes de Pilates para atender seus objetivos.

O Pilates é um método de treinamento físico que gera diversos benefícios à saúde (tonificação muscular, melhora das articulações, maior flexibilidade e equilíbrio, entre outros). Essa atividade está baseada na concentração para alcançar o controle do corpo.

Muitos dos exercícios de Pilates dependem da força do núcleo, especificamente, a força do transverso abdominal, que é a camada mais profunda dos músculos abdominais. São esses músculos que ajudam a estabilizar a coluna, levantam o assoalho pélvico e sustentam o diafragma. Este grupo de músculos cria um sistema de suporte que nos permite encontrar eficiência e equilíbrio no movimento.

Pilates no solo

Para uma pessoa com pouco treino, praticar Pilates no solo pode ser muito mais difícil e exigente na hora de executar diferentes movimentos. O pilates no solo é considerado mais agressivo para o corpo porque, diferentemente da máquina, que praticamente posiciona o corpo da pessoa, envolve um trabalho mental e físico maior.

Por outro lado, o pilates no solo é muito mais acessível porque pode ser praticado em casa usando um colchonete. Além disso, geralmente é realizado em grupos maiores de pessoas do que o Pilates de máquina, que normalmente requer atenção individualizada do instrutor.

Pilates com aparelhos

O trabalho de Pilates com aparelhos permite ampliar a variedade de exercícios do repertório de solo tornando as aulas mais estimulantes. Com as máquinas, diferentes resistências de trabalho podem ser definidas conforme o nível de condicionamento físico da pessoa.

O uso de máquinas não é indicado para crianças ou adolescentes que estão em fase de crescimento, pois a pressão das molas nas articulações pode ser excessiva.

O Pilates com aparelhos proporciona mais benefícios às pessoas com músculos rígidos, facilitando o alongamento através do trabalho feito com as molas, enquanto o solo favorece mais as pessoas com a musculatura fraca, pois estimula o desenvolvimento da sua estabilidade.

Conclusão

Por fim, ambos os tipos de Pilates oferecem um bom treinamento físico. Seja no solo ou no aparelho, o ideal é selecionar os exercícios mais adequados de cada modalidade de acordo com as suas necessidades.