You are currently viewing Como combater os pensamentos suicidas

Como combater os pensamentos suicidas

Se você está pensando ou já pensou em cometer suicídio, saiba que existem maneiras de lidar com esses pensamentos e superar essa dor. Embora possa parecer que sua infelicidade nunca vai acabar, é importante perceber que as crises geralmente são temporárias. Soluções são frequentemente encontradas, sentimentos mudam e eventos positivos inesperados ocorrem.

Tenha em mente o seguinte:

– Suas emoções não são fixas, elas estão mudando constantemente. Como você se sente hoje pode não ser o mesmo que se sentiu ontem ou como se sentirá amanhã ou na próxima semana.

– Sua ausência geraria muita dor e angústia para seus amigos e entes queridos.

– Há muitas coisas que você ainda pode alcançar em sua vida.

– Sua capacidade de experimentar emoções angustiantes é igual à sua capacidade de experimentar emoções agradáveis. Não se limite apenas a sentir coisas negativas.

Por que você tem pensamentos suicidas?

O pensamentos suicidas podem surgir por diferentes razões. Se você não consegue pensar em outras soluções além do suicídio, não é que elas não existam, o problema é que você não consegue vê-las no momento. A intensa dor emocional que você está sentindo agora pode distorcer seu pensamento, tornando mais difícil ver possíveis soluções ou conectar-se com aqueles que podem lhe ajudar.

Até mesmo os problemas mais difíceis podem ser resolvidos

A maioria das pessoas que procuram ajuda conseguem melhorar sua situação e se recuperar. Mesmo que você já tenha feito tratamento para algum distúrbio ou já tenha tentado resolver seus problemas sozinho, saiba que muitas vezes é necessário tentar diferentes abordagens antes de encontrar a solução certa.

Quando um medicamento é prescrito, por exemplo, encontrar a dose correta geralmente requer um processo contínuo de ajuste. Não desista antes de encontrar o que funciona melhor para você. Até mesmo condições de saúde mental como depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar podem ser tratadas com mudanças simples no estilo de vida, terapia e medicação.

O que fazer para combater os pensamentos suicidas

Se você está lutando contra pensamentos suicidas, siga estes quatro passos recomendados por especialistas:

Passo 1: Prometa a si mesmo não fazer nada agora. Pensamentos e ações são duas coisas diferentes. Portanto, seus pensamentos suicidas não precisam se tornar realidade. Ninguém está pressionando você para agir imediatamente de acordo com esses pensamentos. Então, converse sobre isso com uma pessoa próxima.

Passo 2: Evite o uso de drogas e álcool quando se sentir sem esperança ou estiver pensando em cometer suicídio. Os pensamentos suicidas podem se tornar ainda mais fortes se você estiver sob efeito de psicoativos.

Passo 3: Faça da sua casa um lugar seguro. Elimine coisas que você poderia usar para se machucar, como facas ou armas de fogo. Se não puder, vá para um local onde haja pessoas que lhe transmitam segurança.

Passo 4: Não guarde os sentimentos suicidas para si mesmo. O ideal é compartilhá-los com alguém de confiança. Pode ser um membro da família, amigo, terapeuta, professor ou outro. E se a primeira pessoa que você contatar não entender, tente outra pessoa.

Procure ajuda!

Há muitas pessoas que podem ajudar você durante este período difícil. Converse com alguém que não irá julgar seus sentimentos. Não importa quem seja, desde que ouça com compaixão e empatia.

Mesmo que seus pensamentos suicidas tenham diminuído, ainda assim procure ajuda. Experimentar esse tipo de dor emocional é uma experiência traumatizante. Saiba que procurar um grupo de apoio ou um terapeuta pode ajudar muito a reduzir as chances de você pensar em suicídio novamente.