No momento, você está visualizando Como conciliar o home office com a maternidade

Como conciliar o home office com a maternidade

As mudanças no mundo do trabalho, aceleradas pela recente pandemia, obrigaram muitas mães a trabalharem em home office. Isso tem seu lado positivo, já que é uma maneira delas passarem mais tempo com seus filhos. No entanto, para muitas mães tornou-se um desafio conciliar o home office com a maternidade.

Muitas vezes, a jornada de trabalho é muito longa e os planos para o dia nem sempre dão certo. Enquanto isso, os bebês e crianças pequenas precisam de atenção constante, por exemplo: trocar a fralda, amamentá-lo, acalmar seu choro etc. Sem dúvida, conciliar o home office com um bebê em casa pode tornar-se muito estressante.

Trabalhar em casa com crianças

Para tornar o trabalho remoto compatível com os cuidados que as crianças exigem, as mães precisam se adaptar à nova situação. Para isso, é fundamental que aceitem suas limitações. É muito difícil ser tão produtiva quanto seria no trabalho presencial. 

Aceitar essa realidade ajudará você a evitar frustrações e a manter o controle. Além disso, é fundamental aprender a se concentrar em suas tarefas diárias, sem esquecer-se das crianças. A seguir, confira algumas dicas que podem ajudá-la nessa missão.

Dicas para se concentrar

Quando você precisa trabalhar e cuidar do seu bebê ao mesmo tempo, o mais comum é tentar aumentar as horas de trabalho para compensar a falta de produtividade. Porém, a solução para esse problema não deve ser essa, mas sim, ser mais eficiente. Para isso, é muito importante evitar que o bebê a distraia. 

Estas dicas podem ajudá-la a conciliar o home office com um bebê:

– Aproveite ao máximo o tempo que seu bebê está dormindo.

– Estabeleça alguns horários para que o pequeno se acostume com sua nova rotina, sempre respeitando seus hábitos de sono e alimentação.

– Mantenha o bebê entretido com tarefas adaptadas ao seu nível de desenvolvimento para que possam realizar de forma independente.

– Brinquedos que estimulam seus sentidos podem prender sua atenção por um bom tempo.

– Comunique-se com o pequeno de forma adequada à sua idade, tentando fazê-lo compreender a situação.

Se você estiver fisicamente e psicologicamente bem, você se concentrará melhor, sofrerá menos com o estresse e seu filho ficará mais calmo.

Conte com a ajuda de familiares

Durante os primeiros anos de vida, é melhor que o bebê fique com o pai e a mãe. Entretanto, se ambos os pais trabalham, o ideal pode ser revezar para distribuir o tempo que cada um passa com a criança. Apesar disso, às vezes isso não é possível, então alguns pais optam por deixar o bebê aos cuidados de um familiar, levá-lo para uma creche ou contratar uma babá.

Quando o bebê ainda é muito pequeno, trabalhar em casa pode ser ainda mais complicado se você amamenta. Para conciliar seu trabalho com a amamentação, siga as seguintes recomendações:

– Use um acessório para manter o bebê junto ao seu corpo, permitindo que ele acesse o seu peito enquanto você tem as mãos livres para trabalhar.

– Dispositivos para tirar o leite podem ser úteis, pois permitirão que você extraia seu leite para que outra pessoa possa alimentá-lo através da mamadeira enquanto você está trabalhando.