A respiração é uma das ferramentas mais poderosas à nossa disposição para a geração de energia e saúde mental. Embora estejamos constantemente inspirando e expirando, o poder da respiração às vezes é ignorado por muitos de nós.
Quando nossa respiração é curta e rápida, nossos hormônios do estresse entram em ação. Saiba que o tipo de engrenagem que nos diz: “Corra um tigre está vindo!”, ou outros tipos de estressores de hoje, como “tenho que entregar um projeto antes das 18h”, sobrecarregam nosso sistema nervoso, causando certo esgotamento mental.
Quando usamos a respiração com habilidade, podemos conseguir manter o equilíbrio emocional, garantindo respostas saudáveis em momentos de grande estresse. Diferentes práticas de respiração podem desencadear diferentes estados, elevando a energia ou relaxando o corpo.
Podemos controlar nossa mente dependendo do que precisamos e de como estamos nos sentindo. Portanto, ansiedade, falta de sono e estresse podem ser melhorados quando damos mais atenção à respiração.
A seguir, confira três dicas e práticas que podem ajudar você a melhorar sua respiração.
Respire fundo
Quando reservamos um tempo para respirar com calma, é possível sentir uma diferença. Experimente colocar a mão na parte inferior da barriga e manter uma respiração lenta e profunda pela boca. Seu abdômen se expande enquanto você inspira. Ao expirar, sopre pela boca novamente e sinta seu estômago se contrair, depois solte. Repita isso de três a cinco minutos para revitalizar seu corpo.
Respiração diafragmática
O nervo ‘vago’ regula uma variedade de funções do corpo, incluindo digestão, frequência cardíaca e musculatura respiratória. Quando o sistema nervoso simpático está sobrecarregado, precisamos do parassimpático para colocar as coisas em ordem.
A respiração diafragmática profunda pode estimular o nervo vago, reduzindo a frequência cardíaca e diminuindo a ansiedade. Para ativar esse nervo, é preciso respirar pela barriga (respiração da parte inferior do corpo). Você deve expirar mais do que inspirar. Comece inspirando lentamente e conte até dois. Então, expire lentamente, contando até quatro.
Respiração consciente
Quando os pulmões estiverem cheios, segure o ar de três a cinco segundos. Isso fará um aquecimento e estabilização. Prender a respiração quando os pulmões estão cheios proporciona uma pausa, um momento de quietude, no qual a mente tem a oportunidade de testemunhar diferentes sensações, pensamentos e emoções que surjam durante a retenção da respiração.
À medida que você se sente mais confortável com a técnica, a respiração pode ser mantida por mais tempo (seis a 16 segundos). À medida que o calor e a pressão aumentam suavemente durante a retenção, aprenda a relaxar, em vez de expirar cedo demais. Isso ajuda a construir confiança, força e resistência trabalhando o limite da zona de conforto. A chave para uma boa respiração é a consciência. A respiração consciente como prática ativa é extremamente benéfica e pode nos ajudar a restaurar a energia.