“[…] eu não fui embora porque eu deixei de te amar, eu fui embora porque quanto mais eu ficava, menos me amava […]”
Rupi Kaur é uma poetisa indiana contemporânea, escritora e artista plástica popularmente conhecida como Instapoet pela atenção que tem recebido pelos seus poemas no Instagram. O livro aqui é uma coletânea de poesias que abordam os mais diversos assuntos, do amor à violência. Só nos Estados Unidos, nos primeiros meses após o lançamento, alcançou mais de 1 milhão de cópias vendidas. Contando com ilustrações da própria autora, “Outros Jeitos de Usar a Boca” se divide em quatro partes: A Dor, o Amor, A Ruptura e A Cura.
Em uma narrativa visceral, ela compartilha em suas páginas diferentes momentos e emoções, através de uma obra delicada, profunda e, ao mesmo tempo, contundente, permeando por vários assuntos que são facilmente vividos e identificáveis dentro do universo feminino. Uma leitura que traz temas muito importantes e pertinentes quando falam sobre violência contra a mulher, as opressões estruturais sofridas, a liberdade do seu prazer sexual e a capacidade que a mulher tem de ser resiliente, se curar e se fortalecer.
A combinação de texto e ilustrações da autora confere uma profundidade ainda maior ao que lemos, nos trazendo uma rápida identificação com os seus sentimentos e experiências íntimas vividas. Dizem que para algo se tornar universal, precisa ser particular. O livro de Rupi nos traz palavras que muitas mulheres guardam para si e que precisam ser ditas e compartilhadas. A boca e o lápis servem para isso. Vale a pena conferir!