No momento, você está visualizando O Conto da Aia (Paramount+)

O Conto da Aia (Paramount+)

Em setembro deste ano estreou a quinta temporada de “O Conto da Aia” (The Handmaid’s Tale), uma das séries de maior sucesso da plataforma Paramount+. Trata-se de uma adaptação do romance best-seller de Margaret Atwood de 1986. Com o fim dos 10 episódios, a sexta temporada já foi confirmada.

Em O Conto da Aia, fundamentalistas religiosos de direita derrubaram o governo americano e estabeleceram uma sociedade puritana repressiva chamada República de Gilead. A série estrelada por Elisabeth Moss no papel de June Osborne, conta a luta de uma mulher capturada, separada de sua família e enviada para se tornar uma serva.

A história

A série narra como June tenta sobreviver em um novo mundo em que as mulheres perderam todos os seus direitos. Ela recebe o nome de Offred e é enviada para a casa do Comandante Waterford (Joseph Fiennes) e sua esposa Serena Joy (Yvonne Strahovski), que não pode ter filhos.

Durante os episódios, o comandante passa a ter afinidade com Offred. Sua esposa começa a desconfiar que esse relacionamento pode não ser o melhor para a família. As Aias são estupradas por seus mestres em rituais. O objetivo é que engravidem “naturalmente” e deixem os filhos nas casas dos patrões. Terminada a gravidez, elas são enviadas para outra família.

Offred começa uma amizade com Ofglen (Alexis Bledel), outra mulher que é serva. Antes de viver na nova república, ela morava com sua esposa. Emily Malek, seu nome verdadeiro, era professora universitária. Em Gilead, os gays são punidos com a morte, mas ela é poupada porque é fértil.

Neste mundo fictício, a sociedade é dividida em classes sociais. As liberdades são diferentes de acordo com o status de poder da pessoa. As mulheres que vivem com seus maridos ricos e ligados ao governo vestem verde. Assim fica mais fácil localizá-las e monitorá-las nas ruas. As mulheres que têm filhos usam vermelho e nunca podem andar sozinhas.

A morte do Comandante Waterford

No final da quarta temporada, June e um grupo de mulheres matam o comandante Waterford. Enquanto isso, o comandante Lawrence (Bradley Whitford) tenta estabelecer uma reforma em Gilead e assumir o poder. 

June, Luke (OT Fagbenle) e Moira (Samira Wiley) lutam contra Gilead à distância enquanto continuam sua missão de salvar Hannah (Jordana Blake). Assim se consolida uma nova fase em O Conto da Aia, com a libertação tão esperada da protagonista e início de sua jornada de vingança para além das fronteiras de Gilead.

Final da quinta temporada

De forma geral, os problemas de June ainda não chegaram ao fim. O final da quinta temporada deixou incertezas sobre os destinos dos principais personagens. Sem dúvidas, a sexta e última temporada será intensa, repleta de novos acontecimentos envolvendo o futuro de Gilead e June.

Ainda não há data de estréia da sexta temporada.