You are currently viewing Pansexualidade: entenda o que significa

Pansexualidade: entenda o que significa

A pansexualidade tem despertado muitas dúvidas e curiosidades por ser uma espécie de “novidade” para as pessoas. O que talvez muitos ainda não saibam é que esse termo existe desde a época do psicanalista Sigmund Freud.

Mas, foi preciso que personalidades de várias áreas como Miley Cyrus, Bianca Andrade, Preta Gil, Rainer Cadete, Reynaldo Gianecchini e, mais recentemente, a atriz Bella Thorne, trouxessem o assunto à tona para evidenciá-lo novamente no século 21.

Hoje, muitos especialistas atribuem a popularidade crescente da pansexualidade entre as pessoas, especialmente entre os “Millenials” e a “Geração Z”, à crescente aceitação da diversidade sexual e de gênero (bem como às normas de gênero neutras) no mundo contemporâneo. Acaba que é um termo de significação ampla e isso ocorre porque as pessoas querem ter a liberdade para se identificarem da maneira que quiserem.

O que é a pansexualidade?

Nos últimos anos, os estudos sobre a sexualidade humana vêm avançando e se aprofundando rapidamente. Hoje, já existe um entendimento de que as pessoas também podem se identificar como bissexuais, assexuais e ainda ter outras orientações sexuais, como é o caso dos pansexuais.

Atualmente, o termo pansexual é usado para descrever uma atração romântica ou sexual focada em qualidades ao invés de sexo ou gênero. Em outras palavras, as pessoas que se consideram pansexuais são capazes de sentir atração por vários sexos e identidades de gênero, seja pela afinidade, inteligência ou outras características presentes em outro indivíduo.

O interesse pode acontecer pelo jeito de ser de outra pessoa, a maneira como se veste e se comporta, opiniões e interesses, qualidades e defeitos ou qualquer outro elemento específico de sua personalidade.

Existe diferença entre pansexualidade e bissexualidade?

Tanto dentro quanto fora do movimento LGBTQIAP+ existem dúvidas a respeito. Há quem acredite que ambas as orientações sexuais representem a mesma coisa, enquanto que outras pessoas afirmem haver distinções claras entre elas.

O fato é que a pansexualidade e a bissexualidade possuem pontos em comum. Em ambos os casos, existem a atração por pessoas de ambos os gêneros (masculino e feminino). Dessa forma, a distinção entre as sexualidades pode residir na maneira como ela é sentida por cada indivíduo.

Pessoas pansexuais descrevem a atração sexual com ênfase em qualidades e aspectos da personalidade do outro (embora a aparência conte bastante, não é o elemento principal). Já para algumas pessoas bissexuais, apesar da personalidade ser importante, o interesse pela aparência física pode falar mais alto. Existem também outras pessoas que preferem a utilização do termo pansexual ao bissexual por abranger outros gêneros em suas relações (como cis ou transexual).

Tem como saber se sou pansexual?

Somente você pode determinar se é pansexual ou não. A reflexão pode ser bastante útil nesse processo de autoconhecimento. Você pode fazer isso sozinha, pedir conselhos de pessoas LGBTQIAP+ de sua confiança ou até mesmo levar suas dúvidas a um(a) especialista.

Ainda é bastante comum haver um certo receio quanto ao momento da descoberta ou da explotação da sexualidade quando ela não se encaixa no padrão mais aceito pela sociedade. Tire um tempo para você se conhecer melhor. O autoconhecimento pode ser muito benéfico para acabar com seus medos, inseguranças ou dúvidas.

As questões que envolvem a sexualidade humana (e principalmente a feminina) podem ser bem complexas e merecem muitos estudos, mas o importante é buscar sempre por novas informações e saber que todas as orientações sexuais devem ser respeitadas.