No momento, você está visualizando Relacionamento Narcisista: saiba como fugir

Relacionamento Narcisista: saiba como fugir

Quando você ouve a palavra “narcisista”, provavelmente pensa nas pessoas “apaixonadas por si mesmas”. A própria palavra se origina de Narciso, um belo caçador da mitologia grega que se apaixonou por seu próprio reflexo enquanto se olhava em uma poça d’água.

Embora a autoestima excessiva seja certamente um fator predominante em pessoas que sofrem com esse transtorno de personalidade, isso não significa que um narcisista só terá olhos para seu reflexo. 

Se você está nos estágios iniciais do namoro ou avaliando manter um relacionamento sério com uma pessoa que você acredita ser narcisista, o melhor a fazer é conhecer alguns sinais desse transtorno mental. Infelizmente, é improvável que um narcista procure terapia para fazer mudanças dentro de si, portanto, saiba agora como fugir dessa relação. 

Quais são os sinais de um narcisista?

Para ter um transtorno de personalidade narcisista, alguém deve atender a pelo menos cinco dos seguintes critérios:

– Ter um senso grandioso de si mesmo, acreditando que tudo o que faz é a melhor conquista de todos os tempos e por isso merece reconhecimento.

– Está preocupado com o sucesso ilimitado, poder, dinheiro, beleza, família ideal, etc.

– Acredita que é único e especial e só pode se relacionar com pessoas “do nível dele”.

– Manifesta uma necessidade de admiração excessiva.

– Suas expectativas são de que sempre deve receber um tratamento privilegiado em qualquer lugar.

– Ele é um explorador interpessoal, manipulando as pessoas em seus relacionamentos para ganhar alguma coisa.

– É invejoso, mas também acredita que os outros têm inveja dele.

– Não têm empatia e se comporta de forma arrogante e egoísta.

Como os narcisistas agem em um relacionamento?

Nos relacionamentos, os narcisistas costumam trair e deixam a relação sem dizer uma palavra. Um verdadeiro narcisista é extremamente manipulador e precisa ter controle e acesso constante aos amigos e emoções de sua parceira.

Os narcisistas não são capazes de ter empatia ou valorizar as opiniões, moral ou valores de outras pessoas. Eles vêem todos como objetos substituíveis. E, portanto, só interagem quando precisam obter algo do seu interesse.

Geralmente eles têm apenas conexões superficiais e não se importam com o que acontece com os outros por causa de sua falta de empatia. Se você estiver em um restaurante ou bar, a empatia deles se manifestará na maneira como tratam os garçons, por exemplo. Eles podem ser rudes e intolerantes.

Um narcisista pode deixar de se interessar pela vida do seu par. Eles falam muito sobre si mesmos e não dão a chance da outra pessoa falar sobre ela. Na verdade, é tudo sobre eles.

Outro sinal a ser observado é quando alguém esbanja elogios e dá muitos presentes no início do relacionamento. Ou se refere a você como sua “alma gêmea” nos primeiros encontros.

Essas ações podem parecer lisonjeiras para a outra pessoa, mas os narcisistas usam o ‘bombardeio de amor’ como um meio de manipulação mais tarde. 

Como fugir desta relação tóxica

Pode ser difícil acabar o relacionamento com um narcisista. No entanto, buscar terapia pode ajudar você a descobrir uma maneira de sair com segurança, já que há muito abuso físico, emocional e sexual nesse tipo de relacionamento.

Os narcisistas resistem a ideia de fazer terapia, pois certamente não têm a capacidade de mudar, então fazem a pessoa acreditar que está errada ou mentalmente doente ao distorcer a verdade. Esse tipo de manipulação de longo prazo pode fazer com que a pessoa que está em um relacionamento narcisista lute intensamente para mostrar que não está louca.

Por fim, a dica é sair na primeira oportunidade que surgir, pois você não será capaz de mudá-lo(a), já que o narcisismo é um distúrbio mental.