No momento, você está visualizando Saiba como a psicologia do emagrecimento vai te ajudar na dieta

Saiba como a psicologia do emagrecimento vai te ajudar na dieta

  • Categoria do post:Boa Forma

O que é a psicologia do emagrecimento

A psicologia do emagrecimento, de forma simples e objetiva, é a vertente da psicologia que tenta compreender qual fator psicológico faz com que a pessoa engorde, ou não tenha facilidade em perder peso.

Tais fatores psicológicos podem ser diferentes de pessoa para pessoa, podendo ser, em alguns casos, o estresse, a compulsão alimentar ou então, a ansiedade.

Todos esses fatores podem ser tratados com a ajuda de um profissional e com isso, o emagrecimento será uma consequência, já que o tratamento ajudará a pessoa de uma maneira ampla.

Isso devido ao fato de que, muitas pessoas, quando se sentem nervosas, estressadas ou com ansiedade, comem em excesso para descontar a sensação de desconforto na comida.

A eficiência da psicologia do emagrecimento

A psicologia do emagrecimento é muito eficaz e isso, se deve ao fato de que, no processo de emagrecimento, a saúde do psicológico pode ajudar de uma maneira muito significativa.

O fato de não conseguir emagrecer como gostaria se deve a muitos motivos, e ao início de dieta, é importante usar a psicologia como uma estratégia, já que a ansiedade por emagrecer pode atrapalhar no processo de emagrecimento.

A psicologia do emagrecimento e a perda de peso

Tendo em mente que a maioria da alimentação em excesso e desregulada pode ser resolvida e tratada com a terapia, em consequência, a pessoa terá como resultado, a perda de peso.

Porém, além disso, existem truques que também podem auxiliar no processo de emagrecimento. Por isso, listaremos algumas dicas que podem ser seguidas e que darão bons resultados.

1 – Fique distante de comidas que não pode comer

É necessário não ter certos alimentos em casa ou então, evitar ficar olhando para comidas que você não pode comer durante esse processo, pois, isso pode lhe causar ansiedade e em um momento de vontade, você irá acabar comendo descontroladamente.

Por isso, o ideal é fazer uma compra, caso more sozinha, de coisas que você comerá ao longo dos dias, de maneira balanceada e saudável, deixando de lado as comidas que lhe causem compulsão.

2 – Não faça dieta sem recomendação ou acompanhamento médico

Existe uma quantidade muito grande de pessoas que fazem dietas sem acompanhamento ou orientação de um profissional da saúde, porém, essa prática pode não trazer os resultados esperados.

O motivo de tais dietas não trazerem os resultados que a pessoa anseia, é devido ao fato de serem restritivas, alimentando o desejo psicológico por guloseimas e doces que foram cortados de maneira radical.

Além disso, as dietas sem orientação podem não possuir todos os nutrientes que o organismo precisa, e assim, faltará nutriente e o corpo terá uma fome maior que o normal e passará ingerir mais do que realmente precisa.

Por isso, apenas um nutricionista pode passar uma dieta de acordo com cada organismo e estilo de vida de cada um, podendo assim, trabalhar alinhado com a terapia que ajudará neste processo.

3 – Pratique alguma atividade física que lhe dê prazer

Praticando uma atividade física que cause prazer ao organismo, a pessoa estará substituindo o prazer que a comida lhe fazia sentir, por outro tipo de prazer.

A ideia, nesse caso, não é que só a atividade física em si te ajude no emagrecimento, mas sim, que lhe proporcione prazer, acima de qualquer outro objetivo. Assim, não haverá mais o estresse, a ansiedade e a tensão cotidiana que, antes, eram aliviados pela comida.

4 – Coma devagar

Comer mais devagar e mastigar bem os alimentos, lhe fará se satisfazer com menos comida e, consequentemente, irá ajudar no processo de emagrecimento.

Isso, devido ao fato de que o cérebro demora um pouco para compreender que você está satisfeito, e quando se come rápido, come-se mais, até o organismo entender que já está saciado.

Por isso, nunca coma com pressa, tente comer devagar e mastigar bem o que está sendo ingerido.

5 – Tome cuidado com o exagero

Quando estamos com muita fome e saímos para comer, sempre exageramos nos pedidos, por isso, tente controlar isso para que não coma mais do que o necessário e mais do que deveria, de acordo com a sua dieta.

Além disso, tente optar por comidas mais leves do cardápio, olhe com atenção todas as opções para que não peça a mais gordurosa e calórica, pois, há muitas opções deliciosas e mais saudáveis também.