You are currently viewing Tocofobia: o medo excessivo de engravidar

Tocofobia: o medo excessivo de engravidar

A gestação é um período importante na vida da mulher, assim como o momento do parto. No entanto, o medo de engravidar e dar à luz não são incomuns. As mulheres que experimentam uma aflição intensa e persistente em relação à possibilidade de engravidar e dar à luz sofrem de um tipo de ansiedade chamada tocofobia.

Os sintomas variam, mas podem incluir crises de pânico, pesadelos, evitar conversas ou situações relacionadas à gravidez e ao parto, entre outros. A tocofobia também pode ser desencadeada por experiências traumáticas passadas, histórias negativas de parto ou gravidez, medo da dor física ou de complicações.

É importante destacar que a tocofobia é uma condição médica e psicológica que requer atenção e tratamento adequado. As pessoas que sofrem disso podem se beneficiar da psicoterapia, que contribui para identificar e modificar padrões de pensamento negativo e irracionais relacionados à gravidez e ao parto.

Sintomas de tocofobia 

– Insônia e distúrbios do sono;

– Medo extremo de morrer no parto ou do bebê apresentar defeitos congênitos;

– Sentimentos de pavor ao pensar em gravidez e nascimento de um bebê; 

– Insistência em fazer cesariana;

É provável que os medos sejam mais comuns em mulheres que nunca engravidaram. Algumas razões para isso são as seguintes:

– Ouvir histórias de partos traumáticos;

– Medos relacionados ao atendimento médico;

– Fatores psicossociais, como ser muito jovem e ter poucas condições financeiras;

– Fatores psicológicos como baixa autoestima, memórias traumáticas da infância ou transtornos psiquiátricos como depressão ou ansiedade;

– Histórico de abuso sexual.

Tratamento para tocofobia

A tocofobia pode levar as mulheres a atrasarem ou evitarem a gravidez usando métodos contraceptivos. Se engravidarem é possível que desejem abortar. Portanto, o apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde é importante para ajudar a reduzir o impacto da tocofobia. 

As formas de tratamento psicológico incluem terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia e medicação para lidar com sentimentos de aversão a gravidez. O terapeuta trabalha para desenvolver estratégias de enfrentamento, reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de controle.

Por fim, caso seu medo de engravidar ou de dar à luz tenha se tornado avassalador e aterrorizante, ou se você conhece alguém que está lidando com a tocofobia, é recomendável buscar ajuda de profissionais de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras, que podem oferecer um tratamento adequado conforme o caso.