Na vida cotidiana, as mulheres têm enfrentado muitos desafios. Seja no trabalho, na família ou na vida pessoal. Alguns fatores socioculturais, juntamente com os biológicos, fazem com que elas sofram com certas doenças muito comuns entre o publico feminino.
Por um lado, obviamente encontramos aquelas doenças exclusivas de gênero e ligadas aos órgãos reprodutores e, por outro lado, aquelas que têm maior incidência em mulheres por diferentes motivos. A seguir, conheça algumas delas.
1 – Câncer de mama
Este é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres, seguido pelo câncer de colo do útero. Os fatores de risco para esse tipo de câncer, em particular, são predisposição genética, histórico dessa doença na família, terapia de reposição hormonal após a menopausa e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
O tratamento para o câncer de mama é geralmente o mesmo que para outros tipos de câncer: radioterapia e quimioterapia. Nos casos em que estão muito avançados, os médicos podem considerar a remoção da mama, um procedimento conhecido como mastectomia.
2 – Cistos ovarianos
Os cistos ovarianos são bolsas cheias de líquido localizadas sobre o ovário. Essas estruturas nem sempre apresentam sintomas, mas quando causam podem se manifestar na forma de dor pélvica, sensação de peso, inchaço, desconforto abdominal e dor durante a relação sexual. Medicamentos ou cirurgias são necessários nos casos em que não há melhora com o tempo.
3 – Doenças da tireóide
A tireóide é uma glândula localizada na frente do pescoço. É responsável pela produção e liberação de hormônios tireoidianos, que regulam múltiplas funções metabólicas em todo o corpo. Quando a glândula tireóide produz mais ou menos hormônios do que o necessário, aparecem variados sintomas como: alterações menstruais; sudorese excessiva; falta de memória, entre outros.
4 – Candidíase vaginal
Causada por um fungo que vive naturalmente no corpo de mulheres, este tipo de infecção causa corrimento vaginal branco e espesso, coceira e irritação na vulva. Para prevenir a infecção por fungos, você deve evitar:
– O uso de produtos perfumados na vagina
– Ficar muito tempo com a calcinha úmida
– Tomar antibióticos desnecessariamente
– Usar calças muito apertadas
5 – Endometriose
A endometriose é uma doença exclusiva das mulheres e ocorre quando o endométrio (tecido que reveste o útero) cresce em outras partes do corpo, principalmente nos ovários, nas trompas e no tecido que reveste a pelve.
Esse tecido se comporta exatamente como em seu local de origem: engrossa, quebra e sangra a cada ciclo menstrual. A diferença é que ele não consegue sair do corpo e fica preso, causando dor intensa. Às vezes, pode levar a problemas de fertilidade. O tratamento consiste no controle da dor com analgésicos, hormonioterapia ou até mesmo cirurgia.