No momento, você está visualizando Adoráveis Mulheres (Prime Vídeo)

Adoráveis Mulheres (Prime Vídeo)

Um clássico atemporal revisto pelo olhar feminino contemporâneo.

Em uma era povoada de continuações, remakes e reboots, essa nova adaptação para as telas de um grande clássico da literatura americana poderia até passar desapercebida pelo grande público, não fosse o talento amplamente demonstrado pela atriz, roteirista e diretora Greta Gerwig (indicada ao Oscar de melhor direção pelo seu trabalho em “Lady Bird: A Hora de Voar” – 2017).

Dessa forma, a produção de “Adoráveis Mulheres” (baseada na aclamada obra “Little Women” de 1868 da escritora Louisa May Alcott) ressurge com um nível de qualidade e transposição cinematográfica raramente vistas, sendo uma ótima opção para quem tem a chance de encontrá-la disponível no catálogo de filmes da Amazon Prime Video.

Combinando elementos de tradição e modernidade, o resultado desse ótimo trabalho é uma adaptação emocionante e muito bem amarrada. O longa-metragem retrata de forma cativante o amadurecimento das quatro irmãs March: Saorise Ronan (“Jo March”) Emma Watson (“Meg March”), Florence Pugh (“Amy March”) e Eliza Scanlen (“Beth March”) em uma época de escolhas bem restritas e de constantes mudanças (logo após a Guerra Civil americana).

Uma adaptação que dá mais profundidade à história das irmãs March

A escolha pela diretora de uma narrativa não-linear (alternando entre passado e presente da vida de cada uma delas), explora de forma marcante as suas diferentes personalidades, suas lutas pessoais e seus momentos de força/fragilidade/união como se aprofundasse nos mais diferentes aspectos que formam a experiência feminina e a alma humana. Em diversos trechos, há cenas em que essas mulheres questionam o amor, a solidão e as suas próprias escolhas, aumentando a empatia e a conexão do espectador com a obra.

O filme conta com uma direção de arte, figurinos, fotografia e uma trilha sonora envolventes, trazendo ainda um elenco coeso e complementado por nomes consagrados como Laura Dern, Meryl Streep e Timothée Chalamet (não é à toa que foi indicado a 6 Oscars no ano de 2020).

Ainda que escrita há mais de meio século, “Adoráveis Mulheres” é uma epopeia arrebatadora que expõe as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no século XIX e nos oferece um painel de muitas reflexões sobre o papel que a mulher ainda tem na sociedade contemporânea. É uma obra sobre amor, lealdade, dores, perdas, ambição e independência feminina.

A história inspiradora das irmãs March permanece cada vez mais viva e emocionando a quem se permite ser tocado por ela. Seu poderoso discurso ecoa e se mescla numa simbiose perfeita com os tempos atuais. E Greta Gerwig se aprimora brilhantemente, em seu segundo trabalho como diretora, no comando desse grande clássico atemporal. Vale a pena conferir!