No momento, você está visualizando Conheça a ginástica hipopressiva e seus benefícios para a silhueta

Conheça a ginástica hipopressiva e seus benefícios para a silhueta

  • Categoria do post:Boa Forma

Se você está procurando por ginástica hipopressiva é porque já viu que esse exercício para o abdominal ajuda a afinar a cintura e deixar a silhueta mais bonita. Muitas mulheres que são “influenciadoras” na internet estão mostrando os resultados da ginástica hipopressiva para recuperar a barriga no pós-parto.

Mas saiba que a ginástica hipopressiva não é apenas para pós-parto, diversos homens, entre eles atletas, fazem a prática da ginástica hipopressiva.  Essa técnica também é conhecida como “vaccum” ou abdominal hipopressivo.

O objetivo da ginástica hipopressiva é reduzir a pressão torácica e abdominal. Isso é feito através de alguns exercícios e posturas com abdômen. Para entender melhor como funciona, leia abaixo e saiba tudo sobre ginástica hipopressiva!

Quais são os benefícios da ginástica hipopressiva?

Entre os benefícios da ginástica hipopressiva, o que mais se fala é na redução da linha da cintura e o impacto na silhueta. Fora ficar com a cintura mais fina, todos os benefícios da ginástica hipopressiva não se resumem apenas a estética. Veja:

  • A ginástica hipopressiva ajuda a combater a incontinência urinária e fecal;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Fortalece o abdômen e a lombar;
  • Melhora a postura corporal.

 Porque a ginástica hipopressiva é procurada  pelas mulheres?

A ginástica hipopressiva está sendo bastante usada no pós-parto porque além de todos esses benefícios que falamos acima, ela também ajuda a curar o prolapso na região genital.

O prolapso na região genital é popularmente conhecido como “bexiga caída”, ele acontece por conta do enfraquecimento dos músculos da região abdominal.

O que acontece é que esse enfraquecimento faz com que os órgãos como bexiga, reto, tecido delgado e uretra se aproxima mais da região da vagina e do ânus. Isso acontece por falta de fortalecimento nessa região.

Trabalhando toda essa parte do períneo e abdominal com a ginástica hipopressiva, os órgãos tendem a se recolocar no seu lugar adequado. Isso porque toda a parte interna que segura os órgãos é fortalecida.

É possível fazer a ginástica hipopressiva em casa?

Sim é possível fazer as práticas da ginástica hipopressiva em casa. Para começar com a ginástica abdominal hipopressiva em casa, é importante que você comece lentamente e aos poucos.

Aqui a qualidade do movimento é mais importante do que a quantidade de sessões que você vai conseguir fazer no início. Vai parecer um pouco difícil, mas logo você consegue evoluir e perceber os resultados dessa ginástica.

Indicamos que você comece a ginástica hipopressiva na posição deitada de barriga para cima e depois evolua para as posição sentada. Veja como fazer essa prática:

1. Inspire profundamente abrindo toda a caixa torácica e preenchendo todo pulmão e expire. Novamente inspire profundamente abrindo a caixa toráxica e expire.

Agora depois de expirar, tente soltar o máximo de ar possível, até que o abdômen comece a contrair naturalmente. Em seguida se mantendo ainda sem ar, puxe o abdômen para dentro como se ele fosse “colar” nas suas costas.

2.Essa técnica é chamada de “vacuum” porque você deve permanecer sem ar e com o estômago puxado o máximo que conseguir por 10 a 20 segundos.

No início da prática da ginástica hipopressiva pode ser desconfortável. Permaneça o tempo que conseguir mantendo a posição sem respirar.

3. Agora para voltar a respirar você deve inspirar calmamente, e tranquilamente ir soltando o abdômen aos poucos. Você não deve soltar o abdômen de repente e nem respirar muito rápido.

4.  Descanse um pouco, faça três ou quatro respirações profundas, solte e inicie mais uma prática. O ideal é fazer de três a cinco práticas dessa por dia para começar. Depois pode aumentar o tempo de prática para sessões de 20 minutos dessa ginástica.

Agora que você já sabe fazer a pressão diafragmática que trabalha o nosso transverso abdominal, saiba que é possível fazer esse exercício nas seguintes posições:

  • Deitada de barriga para cima (como sugerimos para iniciantes);
  • Sentada em uma cadeira com os pés apoiados no chão e as costas retas;
  • Sentada no chão com as pernas cruzadas ou dobradas;
  • Em pé com o tronco inclinado para frente e as mãos nos joelhos;
  • Na posição quatro apoios com os joelhos no chão;

Com o tempo de prática, você vai gostar de variar as posições para poder sentir trabalhar mais o músculo transverso. Saiba que esse músculo tem o efeito de um cinturão na nossa barriga! É ele quem segura todos os nossos órgãos e ajuda a proteger nossa lombar.

 Quais são os cuidados que devo ter para fazer a ginástica hipopressiva?

Para fazer a ginástica hipopressiva é fundamental que você tenha alguns cuidados básicos para não ter problemas.

Jamais faça a ginástica hipopressiva depois de comer! O indicado é que você esteja a cerca de 1 hora sem comer para fazer essa prática abdominal.

Algumas pessoas fazem de manhã em jejum e outras antes de dormir depois de um período sem comer.

Outro detalhe é que você deve contrair os músculos da pélvis quando fizer o vacuum abdominal. Para contrair os músculos da pélvis, basta fazer uma retroversão de quadril e segurar o glúteo.

Essa prática deve ser feita de 3 a 5 vezes por semana, mas comece de forma leve. Depois, com o fortalecimento do abdômen e o aperfeiçoamento da técnica, aumente a intensidade e a quantidade de sessões.

Quando vou ver os resultados?

A indicação é que você vá progredindo aos poucos. É bem provável que no começo você consiga fazer cerca de três a cinco sessões e já se sinta cansada! Mas o ideal é que você vá evoluindo e fazendo a prática por diversas sessões, durante mais tempo.

Os benefícios podem ser sentidos a partir de seis a oito semanas da prática da ginástica hipopressiva. Para quem tem incontinência urinária, os sintomas já começam a melhorar, e também é possível ver uma melhora do aspecto na linha de cintura, chegando a reduzir cerca de 2 cm nas primeiras 8 semanas.

Depois que você conseguir os resultados desejados, pode fazer duas sessões de 20 minutos por semana para garantir a manutenção dos resultados! Viu como é prático e inteligente fazer a ginástica hipopressiva? Gostou desse post? Então comente abaixo outros assuntos que você gostaria que falássemos aqui!