No momento, você está visualizando Exercícios abdominais: tipos, benefícios e erros a serem evitados

Exercícios abdominais: tipos, benefícios e erros a serem evitados

  • Categoria do post:Boa Forma

Se você está pesquisando por exercícios abdominais, deve saber que os benefícios deles não se restringem à parte estética.  Os exercícios abdominais beneficiam o corpo em diversos aspectos.

Isso porque, a região central do nosso corpo chamada de “core” é formada pela lombar e pelo abdômen. Fortalecer essa região é excelente para manter nossa postura saudável.

Claro que manter o abdominal bonito e “sequinho” não é nada mal, mas além disso treinar com exercícios abdominais ajuda a combater dores nas costas, melhora o equilíbrio, ajuda na prática de outras atividades físicas e até dá suporte a nossas atividades simples do dia a dia.

Para que você aproveite melhor os benefícios de ter um abdômen fortalecido, veja abaixo quais são os abdominais que você pode fazer até em casa!

Conheça os tipos mais comuns de exercícios abdominais

Abdominal tradicional

Abdominal tradicional também é conhecido como supra abdominal. Para fazer esse exercício abdominal deite no chão com a barriga para cima.

Flexione as pernas, coloque as duas mãos atrás do pescoço. Sem mexer o pescoço, deixe ele parado na direção em que a cervical fique reta.

Levante a parte superior do corpo contraindo apenas o abdômen, em direção às pernas e volte até o chão. Você pode fazer em torno de 60 repetições, parando por 30 segundos se sentir muito desconforto.

Esse exercício abdominal trabalha principalmente a parte superior do reto abdominal. O reto abdominal é conhecido como nosso “tanquinho”, é o músculo da frente do abdômen.

Infra abdominal

Esse exercício também é conhecido como abdominal invertido. Ele também trabalha o nosso músculo do reto abdominal, mas a parte inferior dessa musculatura.

Para executar esse movimento, você deve deitar de barriga para cima, deixar os braços ao lado do corpo e levantar as pernas até que fiquem na linha da cintura.

Para fazer o movimento ideal é indicado que você não tire as costas do chão. Erga a perna até chegar no ângulo de 90 graus e depois volte sem descansar ela no chão. Você pode fazer aproximadamente 60 desses abdominais.

Abdominal para trabalhar os oblíquos

Nesse exercício abdominal você também vai deitar de barriga para cima, com as pernas esticadas, coloque as mãos atrás da cabeça. Também é indicado que você não fique movimentando o pescoço, deixe o pescoço estabilizado com a cervical reta durante o exercício.

Com cotovelo direito vá de encontro ao joelho esquerdo e volte à posição inicial. Com o cotovelo esquerdo, vá de encontro ao cotovelo direito e volte. Esses dois movimentos contam uma repetição!

Esse exercício abdominal além de trabalhar os músculos laterais (os oblíquos), também trabalha a parte interna do abdômen para estabilizar o movimento. Faça 3 sessões de 10 a 20 abdominais.

Prancha

Esse exercício para abdominal ficou bastante conhecido por fortalecer não só o nosso abdômen, como também a musculatura dos glúteos e da lombar.

É considerado um dos abdominais mais completos que existem. Ele fortalece os músculos da frente e lateral do abdômen, mas também trabalha nosso transverso abdominal, que é um músculo mais interno do abdômen. Ele não fica aparente, mas garante mais firmeza para a barriga!

Para fazer esse abdominal você vai ficar apoiada com os cotovelos no chão e as pontas dos pés. A força deve ser feita para estabilizar o corpo com a região central, com o abdômen sendo contraído. Para não deixar o quadril “descer” ou “subir”, contraia os glúteos.

A coluna deve ficar alinhada e você pode começar a praticar cerca de 5 sessões de tempo de 30 segundos nessa posição. Quando seu abdômen acostumar e ficar mais fortalecido, então aumente o tempo de permanência.

Agora que já ajudamos você a saber os abdominais que são necessários para fortalecer todas as regiões da barriga, que tal saber quais cuidados tomar para fazer o exercício abdominal corretamente? Então, continue a leitura!

Veja os erros mais comuns ao fazer o exercício abdominal

Para começar a falar dos principais erros cometidos, precisamos falar primeiro sobre uma dica para você que quer definir e “secar” o abdômen.  Saiba que não adianta fazer 600, 700 ou 1000 abdominais por dia. Para “secar” o abdômen é necessário fazer uma alimentação adequada e exercícios aeróbicos.

O exercício abdominal fortalece a região do “core” que é o centro do nosso corpo, ele não queima gordura! Então um dos principais erros de quem quer definir o abdômen e perder a gordura da barriga é achar que basta fazer muitos abdominais.

Entenda de uma vez por todas que o que faz reduzir a gordura abdominal são os exercícios aeróbicos e a alimentação saudável.

Agora que já falamos do principal equívoco quando falamos de exercícios abdominais, veja outros erros que também são comuns:

Fazer intervalos muito grandes entre as séries de abdominais: o adequado é fazer em intervalos curtos de cerca de 30 segundos. No entanto, algumas pessoas descansam um ou dois minutos e isso não dará intensidade para o treino de abdominal e faz o resultado demorar para chegar;

Fazer exercícios abdominais com muita rapidez: na tentativa de fazer mais séries de abdominais em menos tempo, muitas pessoas fazem o exercício negligenciando a execução. Isso quer dizer que elas “roubam” o movimento, usando outros músculos do corpo e não trabalham corretamente o abdômen;

Treinar abdômen todos os dias: se o abdômen for treinado corretamente e de forma intensa, ele deve ter um período de descanso para poder se recuperar. Isso porque ele é igual a qualquer outro músculo do corpo. Você pode treinar abdômen duas vezes por semana e será suficiente.

Gostou de saber mais sobre os exercícios abdominais? Então lembre-se de cuidar da sua alimentação e aproveite para compartilhar esse texto com seus amigos nas redes sociais!