A prática da cultura do silenciamento e da opressão feminina
Em seu ensaio icônico “Os Homens Explicam Tudo para Mim” (Editora Cultrix), Rebecca Solnit foca um olhar inquisitivo sobre o tema dos direitos da mulher, começando por contar um episódio cômico que aconteceu durante uma festa, onde um homem ficou falando insistentemente sobre como ela “deveria ler” um livro sem lhe dar a menor chance de explicar que, na verdade, o mesmo era de autoria dela.
Esse episódio deu origem ao termo “mansplaining”, que é quando um homem assume uma postura machista em relação a uma mulher quando diz ter mais conhecimento do que ela sobre um determinado tema, insistindo na explicação ou mesmo corrigindo o que ela está falando sobre o assunto abordado (em uma situação onde muitas vezes a mulher tem mais domínio do que ele sobre o mesmo tema).
O livro em questão é uma exploração corajosa e incisiva de problemas que uma cultura patriarcal não reconhece necessariamente como um problema. Em uma prosa belíssima e provocativa, Rebecca Solnit demonstra que é uma presença fundamental dentro do cenário do movimento feminista atual (atuando como uma pensadora lúcida sobre os mais diversos temas do universo feminino).
Um ensaio sobre a condição feminina em diversos setores da sociedade.
São vários os temas abordados pela autora no livro, tais como: o “casamento igualitário” (alcunha utilizada para denominar o casamento entre pessoas do mesmo sexo) e o “desaparecimento gradativo” das mulheres da esfera pública, da genealogia (onde os nomes das famílias das mulheres somem para dar lugar ao sobrenome do esposo), do status legal, da voz e da vida.
No decorrer da leitura de suas páginas, Rebecca Solnit apresenta diversos outros pensamentos que aguçam o pensamento crítico de quem as lê sobre a questão feminina em nossa sociedade. Ela faz links com alguns de seus outros livros e traz casos reais para ilustrar a sua linha de raciocínio, permitindo reflexões através de uma linguagem simples e bem-humorada para ir direto na ferida. Vale a pena conferir “Os Homens Explicam Tudo para Mim”.
“Toda mulher sabe do que eu estou falando. São as ideias preconcebidas que tantas vezes dificultam as coisas para qualquer mulher em qualquer área; que impedem as mulheres de falar e de serem ouvidas quando ousam falar; que esmagam as mulheres jovens e as reduzem ao silêncio, indicando, tal como ocorre com o assédio nas ruas, que esse mundo não pertence a elas”.
Rebecca Solnit é escritora, jornalista, historiadora e ativista. É também autora de “A Mãe de Todas as Perguntas”, “Recordações da Minha Inexistência” e “De Quem é Esta História” (Ed. Companhia das Letras), além de mais de quinze livros sobre feminismo, história indígena e ocidental, poder popular, mudança social e insurreição entre outros temas contemporâneos. Nascida e criada na Califórnia, é colunista do jornal “The Guardian” e colaboradora do portal “Literary Hub”.