You are currently viewing Roer as unhas pode trazer consequências negativas para a saúde

Roer as unhas pode trazer consequências negativas para a saúde

Muitas pessoas têm a tendência de roer as unhas, uma condição conhecida como Onicofagia. Esse hábito geralmente começa em uma idade jovem e pode desaparecer gradualmente com o tempo, mas algumas pessoas lidam com isso até a idade adulta.

Roer as unhas é frequentemente associado à ansiedade, sendo que aqueles que sofrem com esse problema relatam que fazem isso para aliviar o estresse quando se sentem nervosos, entediados ou solitários. No entanto, roer as unhas pode trazer consequências negativas para a saúde.

Roer as unhas é motivo de preocupação?

Sim! Roer as unhas pode levar a complicações sociais e psicológicas, mas nem sempre está associado a um transtorno mental. Geralmente é um desejo compulsivo e involuntário que pode ser difícil de controlar. Outras complicações podem ser físicas, por exemplo:

– Infecção nas unhas e tecidos moles circundantes; 

– Aumento do risco de infecções parasitárias e infecções estomacais devido à ingestão de partículas de unha e sujeira; 

– Dor na articulação temporomandibular (ATM) ou na articulação da mandíbula;

– Lesões nas gengivas;

– Sangramento e unhas encravadas, inchaço e dor ao redor da área da cutícula;

– Falta de crescimento das unhas e unhas separadas da pele.

Além de criar um terreno fértil para bactérias, fungos e vírus de todos os tipos que podem causar infecção no corpo e até na pele, o ato de roer as unhas danifica a cutícula e a pele ao redor.

Também prejudica os dentes, as gengivas e causa danos aos tecidos da boca. Roer as unhas a longo prazo pode enfraquecer os dentes porque o atrito constante contra a superfície dura da unha desgasta o esmalte dos dentes e pode até mesmo deslocá-los dentro da boca. Isso resulta em oclusão dentária defeituosa ou dentes desalinhados.

Se você usa aparelho, a força e o atrito causados ​​por roer as unhas podem danificar o dispositivo com fio ou deslocá-lo para fora do lugar, o que pode prejudicar ainda mais o seu tratamento ortodôntico.

O que pode ser feito?

Saiba que há coisas que você pode fazer para abandonar esse hábito e evitar os problemas de saúde. Várias medidas podem ser tomadas para controlar a vontade de roer as unhas, por exemplo:

– Mantenha as unhas curtas e bem cuidadas para que a tentação de roê-las seja menor;
– Tente usar luvas à noite ou quando estiver sozinho para não roer as unhas;
– Identifique os gatilhos que levam você a sentir vontade de roer as unhas e tente controlá-los (isso pode ser feito com psicoterapia);
– Em vez de roer as unhas, substitua esse hábito por chiclete, bala ou outro;
– Aplique esmalte com gosto amargo;
– Mantenha as mãos em movimento usando bolinhas de borracha ou outro objeto.

Por fim, existem muitos tratamentos para Onicofagia e, para uma solução permanente, é melhor consultar um médico para realizar uma avaliação. Assim o profissional poderá fornecer a orientação certa, de acordo com seu caso.