No momento, você está visualizando Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil – de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo

Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil – de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo

  • Categoria do post:Literatura

Histórias inspiradoras de vida e de luta femininas

Durante séculos, a história do Brasil em livros e ensinada nas escolas reservava espaço apenas aos grandes feitos realizados pelos homens. Dessa forma, por várias gerações, personagens femininos, detalhes e cenários que contavam com uma participação mais ativa das mulheres ficavam esquecidas ou até mesmo relegadas ao ostracismo. Uma injustiça histórica, mas que vem sendo reparada aos poucos com a realização de obras relevantes como essa.

O livro “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil” (de Duda Porto Souza e Aryane Cararo) destaca com brilhantismo a força de mulheres que sempre lutaram, seja no palco ou nos bastidores da nossa história, para a construção de um país mais justo e que ainda busca o seu lugar de grandeza no mundo.

Colocando essas mulheres lado a lado, vemos o quanto suas vidas se entrelaçam no tempo, no espírito ou nas suas convicções, onde cada uma delas foi uma importante embaixadora da sua época.

Um resgate histórico da presença feminina na história do Brasil

Apresentando mulheres que se destacaram em diversas áreas (educação, artes, engenharia, aviação, ciência, política, psicologia e outras mais), o livro nos dá um painel bem abrangente de suas histórias de vida e de luta no cenário nacional e que possuem uma coisa em comum: a vontade de transformação.

É uma obra que realiza um merecido resgate histórico, desde o século XVI até os dias de hoje, e destaca a presença feminina no Brasil com informações sobre 45 mulheres (do nascimento à sua morte) que contribuíram significativamente para a construção do nosso país. Nenhuma delas se conformou simplesmente com o papel que lhes fora atribuído socialmente (por serem mulheres em um mundo machista e dominado por uma sociedade patriarcal). Elas foram pioneiras, rebeldes, guerreiras, ousadas, curiosas e bem à frente do seu tempo.

Um livro necessário para a sua estante e para ser conhecido nas escolas

Cada uma das personalidades femininas abordadas no livro “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil” (Ed. Seguinte)lutou com as armas que tinham à disposição na sua época: espadas, armas de fogo, suas palavras, suas experiências e seus conhecimentos.

Todas as ilustrações presentes nessa publicação são lindas, fortes e representam muito bem as mulheres retratadas. Os textos possuem termos grifados e que trazem explicações no final, em um glossário, para uma melhor compreensão dos leitores. Um trabalho de pesquisa que honra e faz um tributo mais do que necessário a essas mulheres incríveis que dedicaram suas vidas a um bem maior.

Uma nação se constrói com justiça, igualdade e dignidade. Esta é uma obra que repara esses três pontos, ao tirar da invisibilidade essas personalidades femininas que estão na história do nosso país. Vale a pena conhecer e divulgar essa obra mais do que relevante!